Nova solução chega como alternativa ao débito automático, oferecendo mais comodidade aos usuários
Entrou em vigor uma nova modalidade de pagamento que promete tornar a gestão financeira mais prática: o Pix Automático. Com essa solução, é possível realizar pagamentos recorrentes de forma automática, ou seja, sem que haja a necessidade de autorizar manualmente cada nova transação da mesma espécie.
Como se trata de uma novidade, é natural que ainda existam dúvidas sobre seu funcionamento. Por isso, neste blog post, reunimos as principais informações sobre o tema para que você entenda como o Pix Automático funciona e de que forma ele pode facilitar seu dia a dia. Confira!
O que é e como funciona o Pix Automático?
Recém-anunciado pelo Banco Central, o Pix Automático é uma forma prática de pagar contas recorrentes, como energia, água, seguros, assinaturas, cursos e muito mais. Com a nova solução, o usuário precisa autorizar a transação uma única vez para que os pagamentos seguintes sejam realizados automaticamente.
O serviço é gratuito e, para utilizá-lo, é necessário autorizar a cobrança diretamente no aplicativo de sua instituição financeira, permitindo que o valor seja debitado automaticamente na data e periodicidade (semanal, mensal, trimestral ou anual) definidas.
É importante ressaltar, ainda, que o pagador pode definir as regras das operações, como, por exemplo, o valor máximo de pagamento. Ele também pode consultar e gerenciar as autorizações concedidas, além dos débitos já agendados.
Quais os benefícios do Pix Automático?
- Praticidade: adeus aos boletos e esquecimentos! Com o Pix Automático, o usuário não precisa se preocupar em lembrar a data do vencimento nem autorizar cada novo pagamento, uma vez que as contas recorrentes são quitadas automaticamente;
- Segurança: de acordo com o Banco Central, é realizado um trabalho contínuo para garantir que o Pix e suas funcionalidades, como o Pix Automático, mantenham elevados padrões de segurança;
- Controle: o pagador consegue gerenciar suas transações, podendo estabelecer limites de pagamento, alterar datas e até mesmo cancelar a adesão diretamente no aplicativo da instituição financeira;
- Inclusão: além de ser um serviço gratuito para o usuário, o Pix Automático tem potencial de alcançar mais pessoas e empresas, já que não exige a formalização de convênios entre as instituições financeiras e os estabelecimentos;
- Disponibilidade: o Pix Automático funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, ou seja, as transações recorrentes autorizadas podem ser processadas a qualquer momento.
Quais as diferenças entre Pix Automático e Débito Automático?
A principal diferença entre os dois serviços está relacionada à abrangência. O Pix Automático não necessita de convênios direto entre a empresa e a instituição financeira, como ocorre no caso do Débito Automático. Além disso, o processamento dos pagamentos é instantâneo, sendo realizado, inclusive, aos fins de semana e feriados, a qualquer hora do dia.
Como autorizar o Pix Automático no App Sicoob?
O processo é simples e pode ser realizado diretamente no aplicativo com praticidade, segurança e sem burocracia. Basta acessar o Menu > Pix > Pix Automático. A autorização pode ocorrer de duas formas:
– Notificação via aplicativo: o usuário receberá a solicitação diretamente no App Sicoob, podendo aprovar ou rejeitar o pedido de autorização;
– Leitura de QR Code: o pagador poderá escanear o QR Code ou inserir o código ‘copia e cola’ fornecido pelo recebedor.
Lembrando que, a qualquer momento, é possível cancelar a autorização e/ou ajustar valores e periodicidade.