Planejamento e uso responsável do dinheiro ajudam a aproveitar descontos sem comprometer o orçamento
A Black Friday, que neste ano ocorre no dia 28 de novembro, já se consolidou no calendário brasileiro como um dos períodos de maior movimentação no varejo. Para muitos consumidores, é uma ótima oportunidade de adquirir produtos com preços reduzidos, mas é importante manter atenção para que o entusiasmo não leve a decisões impulsivas.
Segundo pesquisa da LWSA, 60% dos brasileiros pretendem gastar mais de R$ 500 nesta edição. Entre os produtos mais desejados estão eletrônicos e eletrodomésticos, com 53% e 44% das intenções de compra, respectivamente. Inclusive, itens como smartphones, geladeiras e airfryers continuam entre os mais procurados.
A chave para aproveitar as promoções sem comprometer a renda está em um bom planejamento. Aqui vão algumas dicas práticas que ajudam a transformar a Black Friday em uma oportunidade real:
- Defina um teto de gastos: estabeleça um limite de gastos que caiba no seu orçamento e mantenha-se fiel a ele;
- Elabore uma lista de prioridades: selecione com antecedência os produtos ou serviços de que você realmente precisa para evitar compras por impulso;
- Monitore os preços: utilize o “esquenta” da Black Friday para monitorar preços e identificar o momento certo de comprar;
- Avalie o uso do crédito: se optar por fazer compras no cartão e parcelar, verifique se as parcelas cabem no seu orçamento futuro. Além disso, prefira cartões com programas de pontuação, que oferecem benefícios extras ao consumidor – como o Sicoobcard, que conta com o programa de fidelidade Coopera. Inclusive, até o dia 30 de novembro, é possível aproveitar a Black Friday Coopera para comprar produtos com descontos especiais e, ainda, acumular 10 pontos a cada R$ 1 gasto no marketplace.
Mais do que buscar boas ofertas, este também é um bom momento para repensar a forma como lidamos com o dinheiro no dia a dia.
Clínicas Financeiras Virtuais
Nesse sentido, iniciativas de educação financeira, como as Clínicas Financeiras Virtuais do Instituto Sicoob, reforçam o compromisso da cooperativa com o quinto princípio cooperativista – Educação, formação e informação – e podem te ajudar nesse processo de organização e equilíbrio financeiro.
O programa oferece atendimentos gratuitos e personalizados por videochamada, conectando voluntários qualificados do Sicoob a quem deseja aprimorar a gestão do próprio dinheiro.
A assistente de sustentabilidade social do Sicoob Engecred, Luana Mariana, reforça que o objetivo das Clínicas Financeiras Virtuais é ajudar os participantes com temas como orçamento pessoal e familiar, endividamento, renegociação de dívidas e investimentos. “Nosso foco é oferecer um atendimento empático, com orientadores financeiros que acompanham cada pessoa de forma próxima”, enfatizou.
A Black Friday pode, sim, ser uma ótima oportunidade para comprar com inteligência. O segredo está em planejar, comparar e agir com equilíbrio. Aproveite o momento: clique aqui e veja como podemos ajudá-lo(a) a aproveitar esta edição sem comprometer seu futuro financeiro.