Meio de pagamento é considerado o mais vantajoso para parcelar despesas e cobrir gastos emergenciais
Os brasileiros têm utilizado cada vez mais o cartão de crédito em seu dia a dia, de acordo com a pesquisa ‘O brasileiro e sua relação com o dinheiro – 2024’ do Banco Central do Brasil. Entre 2021 e 2024, o percentual de consumidores que usam o meio de pagamento saltou de 44,5% para 51,6% – mais da metade da população.
Ainda segundo o levantamento, o cartão de crédito é apontado como a opção mais vantajosa para parcelamento de despesas (36,7%) e gastos emergenciais (22,3%). Como a modalidade permite compras de maior valor, muitas vezes parceladas, pode ser uma importante aliada diante de situações inesperadas.
É oportuno destacar que a adesão ao cartão de crédito cresceu não apenas entre os consumidores, mas também entre os comerciantes. Em 2024, o meio de pagamento era aceito por 97,4% dos estabelecimentos no Brasil. E embora algumas pessoas ainda tenham receio de utilizar essa forma de pagamento, por medo do endividamento, por exemplo, essa opção pode trazer uma série de vantagens quando usada de forma consciente. Confira neste blog post os benefícios e riscos do uso do cartão de crédito.
Benefícios do Cartão de Crédito
O cartão de crédito é uma ferramenta financeira que pode trazer diversos benefícios ao consumidor, como programa de pontos, controle de gastos, possibilidade de parcelar compras sem juros, entre outras vantagens. A seguir, listamos as principais.
Praticidade e Segurança
O cartão de crédito reduz a necessidade de andar com dinheiro em espécie, trazendo mais praticidade na hora de realizar pagamentos, especialmente quando o estabelecimento não possui troco – o que cada vez é mais comum. Além disso, oferece segurança ao consumidor, uma vez que é possível bloquear o cartão a qualquer momento e até mesmo contestar compras não reconhecidas.
Programa de Pontos
Alguns cartões oferecem programas de recompensas, possibilitando que o usuário acumule pontos a cada compra para, posteriormente, trocar por produtos, viagens ou até mesmo desconto na fatura. Quem usa os cartões Sicobcard, por exemplo, ainda pode converter a pontuação em aportes na conta capital ou na previdência privada.
Parcelamento de Compras
Sem dúvidas, esse é um dos principais benefícios do cartão de crédito, principalmente ao realizar compras de maior valor. Isso porque, muitas vezes, essa modalidade permite dividir o pagamento, sem a cobrança de juros, em parcelas que cabem no orçamento.
Histórico de Crédito
Quando usado de forma responsável, o cartão ajuda a construir um bom histórico de crédito, o que pode facilitar a obtenção de financiamentos e empréstimos, inclusive, com melhores taxas. Ao pagar as faturas em dia, o cartão de crédito impacta positivamente no score, pontuação utilizada por instituições financeiras para avaliar o risco de conceder crédito.
Riscos do Cartão de Crédito
Apesar das vantagens, o uso descontrolado do cartão de crédito apresenta riscos que merecem atenção, como o endividamento, já que a facilidade de compra pode levar o consumidor a gastar além do seu orçamento. Outro risco diz respeito ao pagamento da fatura – quando não quitada integralmente, os juros cobrados são altos e podem fazer a dívida crescer rapidamente.
Possibilidade de Endividamento
Por ser um crédito pré-aprovado, é mais ‘fácil’ gastar além do que se pode pagar, uma vez que muitas pessoas consideram, erroneamente, o cartão como uma extensão da renda. Além disso, a falta de controle em relação às parcelas pode comprometer o planejamento mensal, pois o consumidor pode acumular pagamentos divididos ao longo do tempo.
Juros Altos
Os juros rotativos de cartões de crédito são mais altos, em comparação com outras modalidades de crédito disponíveis no mercado, devido ao maior risco de inadimplência. Sendo assim, uma dívida pequena pode se tornar um grande problema em poucos meses, pois a cobrança de juros compostos, ou seja, juros sobre juros, faz com que o valor da dívida cresça rapidamente.
Compras por impulso
O limite do cartão de crédito pode criar a ilusão de que se tem mais dinheiro disponível, favorecendo compras por impulso. Além disso, como o pagamento não é imediato, a sensação de que ‘a conta só vem depois’ pode contribuir para decisões impulsivas.
Comprometimento do limite
Gastos automáticos, como assinaturas ou compras recorrentes, podem passar despercebidos e, com o tempo, comprometer o orçamento.
Uso consciente do cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser um grande aliado em sua vida financeira – desde que usado de forma responsável. Os benefícios são reais, mas os riscos também. Então, a chave está no equilíbrio: use esse meio de pagamento como uma ferramenta, não como uma extensão de sua renda. Afinal, como o ditado diz, a diferença entre remédio e veneno está na dose.