Boas práticas adotadas pela instituição financeira refletem diretamente na satisfação dos colaboradores
e em seus resultados

O Sicoob Engecred foi classificado como a terceira melhor empresa para trabalhar no Centro-Oeste pelo ranking do Great Place to Work – categoria Médias Empresas (de 100 a 999 colaboradores). Desde 2015, ou seja, há cinco anos consecutivos, a cooperativa recebe a certificação do GPTW. O reconhecimento se dá a partir de pesquisa realizada com os respectivos colaboradores das dezenas de instituições que disputam a honraria. Neste ano, o evento ocorreu na noite da última quinta-feira (23), no formato on-line, em função da pandemia de Covid-19, mas a falta da tradicional festa presencial não diminui a alegria da cooperativa. Afinal, é penta!

De acordo com o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar, o investimento na satisfação dos colaboradores é percebido como de suma importância pela diretoria da instituição financeira, uma vez que os sentimentos de valorização e pertencimento ampliam a felicidade de cada integrante deste time que inspira e produz grandes resultados. “Somos pentacampeões porque temos e praticamos valores sólidos como respeito e interesse genuíno pelas pessoas, cooperação, solidariedade e sustentabilidade”, enfatiza.

Entre as boas práticas que garantem colaboradores altamente satisfeitos está o cuidado com cada um deles, conforme ressalta a gerente de Gestão de Pessoas, Denise Rodrigues de Souza. “Para nós, o colaborador é um ser único, e valorizamos sua qualidade de vida dentro e fora da cooperativa. Durante a pandemia, por exemplo, estamos acompanhando as necessidades de quem teve a rotina alterada devido ao novo coronavírus. Priorizamos a saúde, sem deixar cair a qualidade no atendimento ao cooperado”, pondera.

Carinho importante

Colaboradora da área de limpeza, Ilmar Lima também reforça essa preocupação que o Sicoob Engecred tem com seu time. Após precisar se ausentar da instituição para cuidar do marido, vítima de um acidente de moto há um ano, ela recebeu suportes diversos como antecipação de férias, realização de rifas, doação de materiais hospitalares e medicamentos. “Todas as áreas se dispuseram a ajudar. Foi extremamente importante o carinho e atenção recebidos naquele momento tão difícil”, lembra.

Além desse cuidado com as pessoas, Denise Souza destaca a abertura dada pelos líderes para que os colaboradores participem dos processos de construção e tomada de decisão sobre diferentes projetos da cooperativa, o que consequentemente influencia no sentimento de pertencimento, no engajamento e no crescimento profissional de todos.

Jennyfer Rodrigues de Jesus, gerente da Central de Relacionamento com o Associado (CRA), integra a equipe da Engecred há mais de 12 anos e é categórica: “O bom clima interno é fundamental. Eu amo trabalhar aqui”. Ela é, inclusive, um exemplo de que o Plano de Carreira, de fato, é praticado na instituição – outra boa prática muito valorizada pelos pentacampeões do GPTW. “Iniciei como estagiária, fui assistente comercial, gerente de contas e de recuperação de crédito e, hoje, ocupo a gerência da CRA”, conta.

R$ 1 bi em ativos totais

A filosofia de que colaboradores felizes são mais produtivos é uma realidade no Sicoob Engecred. Tanto que a cooperativa alcançou a marca de R$ 1 bilhão em ativos totais no último mês de junho, e está entre as 20 maiores cooperativas do Sistema Sicoob, atualmente com cerca de 400 singulares. A incorporação das homônimas Sicoob Engecred de Goiás e Minas Gerais ainda possibilitou à instituição alcançar mais de 12 mil associados.

GPTW

A Great Place To Work é uma consultoria global que certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 61 países, a partir da avaliação da experiência dos colaboradores em suas respectivas empresas. Ela defende a construção de uma sociedade melhor por meio da transformação de cada organização em uma das melhores empresas para se trabalhar.

Informações à imprensa:

Maria Thereza Viana

Assessora de comunicação do Sicoob Engecred

(62) 98551-1801

Warlem Sabino

Oficina de Comunicação

(62) 99646-9037