Durante live do Sicoob Engecred, diretor de Tecnologia da Informação anunciou novidades nos canais digitais para o segundo semestre deste ano

O segundo semestre será recheado de boas notícias para os cooperados do Sistema Sicoob. Durante live promovida pelo Sicoob Engecred, na última sexta-feira (31), para discutir a transformação digital no setor, o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Cândido Vilaça Junior, anunciou medidas para facilitar a vida do cooperado nos canais virtuais. Uma das grandes novidades é a implementação do sistema PIX integrado ao SicoobPay.

O PIX será uma nova maneira de realizar transferências e pagamentos digitais em até 10 segundos. O sistema é desenvolvido pelo Banco Central e deve entrar em operação no dia 3 de novembro. Hoje, transferências entre contas bancárias são feitas por meio de TEDs e DOCs. O PIX poderá transacionar por meio de número de celular, e-mail, CPF/CNPJ e até mesmo pela leitura de QR Codes estáticos e dinâmicos.

“É a maior transformação do sistema financeiro dos últimos anos. É uma mudança grande e que podemos utilizá-la da melhor forma possível em benefício de nosso cooperado e das cooperativas”, afirmou Vilaça. “E já estamos na dianteira deste processo, pois contamos com o SicoobPay, que tem proposta parecida com o PIX. Vamos agregar o SicoobPay ao PIX e será muito fácil de utilizar, tanto pela pessoa física quanto jurídica”, emendou.

Pioneirismo

O SicoobPay é a primeira solução de meios de pagamento do mercado a oferecer o processo instantâneo (por QR Code) sem a necessidade de vínculo com o tradicional cartão. O produto conta ainda com linhas de crédito, possibilidade de parcelar compras e taxas de desconto bem menores para o recebedor. O SicoobPay já é utilizado em parte do Sistema Sicoob. A partir do segundo semestre, estará disponível para todos os cooperados.

Dentre os serviços que podem ser agregados ao SicoobPay, segundo Vilaça, estão a recarga de celulares e pagamento de contas como Netflix e Google Play, por exemplo. “Queremos que nosso cooperado possa realizar todos os seus pagamentos dentro de um mesmo ambiente. É fazer com que o associado esteja cada vez mais engajado com sua cooperativa e os produtos e serviços oferecidos por ela”, explicou o diretor.

APP Poupança e LCI

Outra novidade em desenvolvimento é o app Poupança para o poupador não cooperado. Serão disponibilizadas nesse aplicativo diversas funcionalidades de pagamento, inclusive com integração com o PIX. ATMs (caixas automáticos) do modelo reciclador também serão instalados nas agências. Isto significa que as cédulas serão colocadas diretamente na máquina, que realizará a contagem, verificará se não são falsas e computará o crédito imediatamente na conta do cooperado. “Junto com essas mudanças, vamos revolucionar o mercado financeiro, pois temos taxas justas, atendimento personalizado e distribuição das sobras”, afirmou Vilaça.

Além da rapidez e comodidade, o Sicoob cada vez mais digital trouxe outro benefício direto aos cooperados e cooperativas: economia. Em 2019, o sistema poupou R$ 330 milhões, montante que foi revertido em melhorias nas instituições e sobras para os associados.

A partir desta segunda-feira (3), cooperados do Sistema Sicoob terão acesso a aplicações de LCI (Letra de Crédito Imobiliário), podendo realizar as operações diretamente no aplicativo Sicoob. Em breve, segundo o diretor de TI, o sistema vai disponibilizar ainda aplicação e resgate do Tesouro Direto por meio do app.

Open banking

Depois do PIX, também em novembro, no dia 30, outra medida adotada pelo BC promete causar uma segunda revolução no sistema financeiro. É o open banking, compartilhamento de dados que promete reduzir os juros ao cliente. A tecnologia permitirá ampliar o leque de produtos e serviços financeiros oferecidos pelas instituições, o que, em tese, deve levar mais competição ao setor.

“Por meio do open banking, por exemplo, um cliente pessoa jurídica poderá integrar seu negócio diretamente com a cooperativa. O cooperado se conecta ao app do Sicoob e poderá baixar o saldo, ver as movimentações financeiras e realizar pagamentos, dentre outros serviços”, explicou Vilaça.

Engajamento

Durante a live, que também teve a participação do empresário e conselheiro do Sicoob Engecred, Ricardo Silva Reis, e mediação do diretor-presidente da cooperativa, Fabrício Modesto Cesar, o diretor de Tecnologia do Sicoob falou sobre engajar mais pessoas no cooperativismo. Segundo ele, apesar dos avanços, ainda é necessário aprimorar a associação digital de novos cooperados.

“Se a gente quer trazer mais pessoas para o cooperativismo, se buscamos ter mais cooperados, um dos caminhos é a associação digital. E, a partir de outubro, tudo vai acontecer pelo aplicativo Sicoob. Por isso, em breve, vamos extinguir o app Faça Parte e toda nova associação ocorrerá diretamente pelo app Sicoob, com mais rapidez e praticidade. A cooperativa ficará com a parte de consultoria, de apoiar o cooperado num produto mais especializado. O restante será digital”, explicou Vilaça.

Fabrício Modesto Cesar lembrou que é missão do cooperativismo informar a sociedade dos benefícios da cooperação. “Queremos que mais brasileiros façam parte da família Sicoob. E essa transformação digital será fundamental para que as pessoas venham para o cooperativismo numa velocidade ainda maior.”

O projeto Lives Sicoob Engecred será realizado periodicamente, sempre com um ou mais convidados na plataforma online para debater assuntos de interesse dos cooperados e das comunidades em que a instituição financeira cooperativa atua.

Números do Sistema Sicoob em 2020

85% das transações foram digitais
400 mil novas associações foram registradas de janeiro a junho
50% foi o crescimento nas transações digitais de março a junho
94% das transações no Sicoob Engecred foram digitais

Informações à imprensa:
Maria Thereza Viana – (62) 98551-1801
Assessora de comunicação do Sicoob Engecred
Warlem Sabino – (62) 99646-9037
Oficina de Comunicação