Neste mês, o Banco Central reduziu a Taxa Selic para 2% ao ano. É o menor patamar desde o início da série histórica do BC, em 1996. Só este ano, a taxa já caiu cinco vezes – foi o nono corte seguido. Mas aí você se pergunta: o que é essa tal de Taxa Selic? Para que serve? O que influencia na minha vida?

Então, vamos por partes. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Ela é equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (daí a sigla Selic) para títulos federais, aplicável no pagamento, na restituição, na compensação ou no reembolso de tributos federais.

Lembra quando você faz a declaração de Imposto de Renda e tem direito a restituição? Já percebeu que ela sempre chega ao seu bolso corrigida? Pois é, o governo corrige seu dinheiro pela Taxa Selic, desde o momento que você entregou a declaração ao dia em que ele deposita a restituição na sua conta bancária.

Para conferir quando sua restituição do IR vai chegar, acesse aqui o cronograma disponibilizado pela Receita Federal e a correção correspondente.

Taxa Selic Diária x Taxa Selic Meta

Toda vez que os bancos ou até mesmo você compra ou vende algum título público federal, a taxa média de juros registrada nessas operações equivale à Taxa Selic. Mas essa é a Taxa Selic Diária. Aquela Taxa Selic que você vê no noticiário, que neste mês está em 2%, é a Taxa Selic Meta, que é ditada pelo Comitê de Política Financeira (Copom) do Banco Central.

Neste post, vamos falar sobre a Taxa Selic Meta e de como ela influencia nosso dia a dia.

A Taxa Selic Meta é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Lembrando que o Copom se reúne a cada 45 dias. O encontro dura dois dias: no primeiro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

A meta do Governo Federal para este ano é manter a Selic em 2%, mas há uma previsão de aumento nos anos seguintes. Acompanhe:

Ano Selic Inflação
2020 2% 4%
2021 3% 3,75%
2022 5% 3,50%
2023 6% 3,50%

Mas como segurar a inflação com apenas uma taxa que fica no papel?

Quanto mais alta a Selic, menos dinheiro em circulação, uma vez que é melhor o investidor colocar o dinheiro em aplicações do que circulá-lo pela economia. Quanto menos dinheiro em circulação, menor a inflação.

Ao baixar a Selic, o investidor vê seu dinheiro render muito pouco no mercado financeiro – isso quando não perde para a inflação. Com isso, ele prefere colocar o recurso em circulação. Dessa forma, em virtude dos juros mais baixos e o dinheiro no bolso, o consumo é estimulado e a economia fica aquecida. Porém, a inflação tende a subir.

É neste momento que a Selic influencia, de fato, sua vida. Se ela sobe, o dinheiro some e você vai pagar mais para financiar um automóvel, um imóvel e até mesmo na prestação do fogão, da geladeira ou do sofá. Se você precisar de um empréstimo bancário, seu gerente vai colocar um monte de empecilho e ainda vai cobrar juros altos.

Agora, quando ela cai, o consumo fica mais atrativo. As prestações são reduzidas e os bancos ficam mais “solidários” com os clientes, financiando o consumo. É um convite ao endividamento.

Confira aqui o histórico das taxas de juros no Brasil.

Cooperativismo de crédito e a Taxa Selic

Agora que você já entendeu sobre Taxa Selic, é bom lembrar que as taxas de juros cobradas pelos bancos e financeiras não têm um único componente. Na hora de financiar determinado bem ou serviço ao consumidor, essas instituições embutem, junto aos juros, o lucro, os custos internos e os riscos da transação. A velha história: banco não perde, você, sim!

Por isso, você precisa conhecer o cooperativismo de crédito. É uma associação de pessoas que, voluntariamente, se tornam sócias e passam a realizar movimentações financeiras juntas. Dessa forma, são clientes e donas da instituição.

As cooperativas de crédito não têm fins lucrativos. Os produtos e serviços são formatados de acordo com a expectativa do associado, sempre com taxas mais baratas que as praticadas pelos bancos tradicionais.

E como o associado é dono, os critérios para aprovação de empréstimos são bem mais compatíveis com a realidade do cooperado, se comparado aos bancos tradicionais. A cooperativa conhece cada um de seus associados. Seu gerente conhece você pelo nome e sobrenome. O atendimento é personalizado. O cooperado não é apenas um número, ele é um sócio, um proprietário.

Todo dinheiro obtido pelas operações de crédito é revertido para melhorias na cooperativa e na distribuição aos cooperados. Isso mesmo! O lucro, ou as sobras, como é chamado no sistema cooperativo, é revertido aos associados.

Anualmente, durante Assembleia Geral, após apuradas as sobras do exercício, os cooperados são convocados para decidirem sobre a destinação desse recurso. Geralmente, as sobras são devolvidas aos sócios na proporção da movimentação de cada um: quem movimentou mais na cooperativa, fica com uma parte maior.

A ideia é que o associado faça de sua cooperativa sua única instituição financeira. Quanto mais forte for a cooperativa, melhores condições ela terá de ofertar produtos e serviços com taxas ainda mais reduzidas.

Por isso, antes de abrir conta ou poupança em um banco tradicional, consulte as vantagens de ser um associado a uma instituição financeira cooperativa.

Você já conhece o Sicoob Engecred?

O Sicoob Engecred alcançou a marca de R$ 1 bilhão em ativos totais em junho deste ano. Também estamos entre as 20 maiores cooperativas do Sistema Sicoob, atualmente com cerca de 400 singulares. O Sicoob Engecred conta com mais de 12 mil associados, com unidades em Goiás e Minas Gerais. Venha para o cooperativismo de crédito. Faça parte!

Desempenho do Sicoob Engecred em 2019 Dez/2018 Dez/2019 Variação
Ativos Totais 717.254.811,02 944.970.755,53 32%
Carteira de Crédito 344.720.425,78 439.668.754,86 28%
Depósitos 511.204.467,93 665.365.607,25 30%
Patrimônio Líq. Ajustado 187.689.674,59 223.642.720,79 19%
Resultado Operacional 28.142.343,76 31.599.467,10 15%
Quantidade de Cooperados 6.691 11.861 77%

Quer saber mais sobre cooperativismo de crédito e os benefícios que o sistema pode trazer para você e para sua empresa?