Com a necessidade de distanciamento social, em meio a pandemia de covid-19, as pessoas ampliaram as compras pela Internet. Mas como fica a segurança das transações comerciais no ambiente online? Vale a pena investir no cartão virtual?

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), logo após decretado estado de pandemia no Brasil, as lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em transações. Isso já no primeiro final de semana de isolamento social.

Os produtos que dispararam em vendas foram aqueles ligados à proteção da saúde, em especial o álcool gel e alimentos.  A única categoria que teve queda no mês de março foi a de eletrônicos, de 23%.

Acesse aqui pesquisa realizada pela ABCOMM sobre e-commerce de produtos durante a pandemia e também a pesquisa sobre e-commerce de serviços no mesmo período.

Como fazer compras online seguras

Na hora de fazer compras na internet é preciso ter um olhar cauteloso sobre as especificações do produto para não comprar gato por lebre. É preciso ainda estar atento aos cuidados para proteger suas informações. O comércio eletrônico pode ser uma porta aberta para os criminosos virtuais.

Por isso, o ambiente digital acaba causando algumas preocupações no consumidor, principalmente em relação a possíveis golpes, mas fazer compras online com segurança é totalmente possível.

Anote aí algumas dicas:

  1. Baixe aplicativos de lojas oficiais do produto que quer comprar ou digite o site da loja em uma aba exclusiva do navegador de internet;
  2. Confira se há o cadeado no canto superior do navegador de internet;
  3. Pesquise o CNPJ da loja, antes de fazer a compra, para confirmar sua existência;
  4. Verifique se há comentários e/ou denúncias em sites do Procon ou mesmo no Reclame Aqui, muito usado para esse fim;
  5. Cuidado com a senha. Não use a mesma já utilizada em outros sites;
  6. Só faça depósitos para pessoas jurídicas;
  7. Dê preferência para os cartões virtuais. Ele é um aliado para garantir uma compra segura.

Como funciona o cartão virtual.

Como solução recente no Brasil, o cartão virtual ainda gera dúvidas sobre seu funcionamento e vantagens oferecidas. Vale lembrar, em primeiro lugar, que esse é um serviço de instituição financeira, inclusive cooperativas, que funciona em aplicativos disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS).

O cartão virtual não substitui a versão física e só pode ser usado para efetuar transações na internet. O grande diferencial do serviço em relação ao cartão físico é a sua numeração temporária de identificação e do código de segurança. Ao gerá-lo, o usuário define o seu tempo de validade, o que aumenta sua segurança contra golpes em ambientes online.

Depois que expira a validade, o cartão virtual não pode ser usado. Se o usuário quiser realizar uma nova compra online por meio do serviço, deverá solicitar um novo cartão. O cartão virtual do Sicoob Engecred pode ser gerado para uso único ou recorrente. Ele pode ser usado para realizar compras em sites brasileiros e do exterior e a sua fatura está vinculada ao cartão físico.

Quais as diferenças entre o cartão digital e o cartão virtual?

Apesar de estarem atrelados, o cartão digital e o cartão virtual não são a mesma coisa. Afinal, têm características e objetivos diferentes. O cartão virtual não existe fisicamente e, na maioria dos casos, é temporário. Ele só pode ser usado para um número específico de compras em ambiente online, o que aumenta a segurança do usuário nesse tipo de situação.

O cartão digital tem o processo de abertura da conta de crédito realizada integralmente de forma online, em ambiente digital. Sua principal característica é a facilidade com que pode ser realizado pelo usuário, que não precisa se deslocar até uma agência para solicitá-lo. Por meio do aplicativo, todas as atividades relacionadas com o cartão podem ser acessadas ou resolvidas. Além disso, a contratação de cartões digitais não cobra anuidade.

Como gerar o cartão virtual do Sicoob

Você sabia que pode ter uma espécie de segundo cartão de crédito ou débito conectado ao mesmo limite e fatura do seu cartão físico? É isso mesmo. O cartão virtual tem número, data de validade e código de segurança (CVV) próprios e é seu aliado para fazer uma compra segura na internet.

No Sicoob Engecred, por exemplo, gerar o cartão virtual – de uso único ou recorrente – é uma operação rápida e descomplicada. Basta acessar o app Sicoobcard.

Veja o passo a passo:

  1. Abra o app Sicoobcard e vá em menu
  2. Selecione cartão virtual
  3. Digite a senha de quatro dígitos que é a mesma do cartão e confirme
  4. Selecione o cartão virtual que deseja
  5. Insira um apelido, data de validade e o limite do cartão
  6. Clique em gerar cartão

Enfim, praticidade e segurança para os nossos associados!

Se você ainda não faz parte do Sicoob Engecred, fale com a gente e conheça os benefícios de ser cooperado.