Terceiro lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, na categoria Cooperativas de Crédito, é celebrado pelos colaboradores

As boas práticas empregadas no ambiente de trabalho pelo Sicoob Engecred foram mais uma vez reconhecidas nacionalmente. Na última sexta-feira (02), em evento on-line, a cooperativa recebeu a certificação do Great Place to Work (GPTW) no ranking Instituições Financeiras, ocupando a terceira posição entre as 10 cooperativas de crédito premiadas. A realização é do Instituto GPTW, em parceria com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Há cinco anos consecutivos, o Sicoob Engecred tem colhido os frutos de reconhecer o trabalho e empenho das pessoas e de estar atento aos princípios e valores humanos e aos preceitos da cooperação e solidariedade. A cooperativa, que agora celebra seu bicampeonato no ranking Instituições Financeiras, já é pentacampeã no GPTW região Centro-Oeste. O título mais recente veio em julho deste ano, quando foi classificada como a terceira melhor empresa para trabalhar na categoria Médias Empresas (de 100 a 999 colaboradores).

O Great Place to Work é considerado autoridade global no mundo dos negócios quando o assunto é análise e avaliação de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Fundado nos Estados Unidos na década de 1980, o selo GPTW, entre outras ações, analisa a satisfação de colaboradores em relação ao aspecto profissional no qual estão inseridos.

A partir da avaliação das práticas culturais das empresas certificadas, as instituições que mais se adequam aos parâmetros da metodologia aplicada – que envolve pesquisa de clima, comentários de funcionários, clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores – são premiadas com o selo, que é prestigiado internacionalmente.

Satisfação

Estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em um setor muito especifico como o financeiro, mostra que os investimentos na satisfação dos colaboradores são de suma importância, pois trata-se de uma sociedade de pessoas e não de capital. “A premiação revela que as boas práticas implantadas na cooperativa são percebidas e recebidas com satisfação por toda a equipe, já que o reconhecimento se dá a partir de pesquisa realizada com nossos colaboradores”, explica o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar.

Para a gerente de Gestão de Pessoas, Denise Rodrigues de Souza, estar entre grandes instituições financeiras, incluindo bancos comerciais, é um orgulho e demonstra que o Sicoob Engecred tem uma política de gestão de pessoas coerente com as necessidades dos colaboradores, especialmente no que se refere à carta de benefícios, o que reflete diretamente no clima interno. “Tradicionalmente, o ambiente corporativo de instituições financeiras é envolvido de muita pressão e cobrança, mas demonstramos que é possível atingir bons resultados financeiros e ter, ao mesmo tempo, um bom clima nesse segmento. Vale a pena priorizar as melhores práticas de gestão de pessoas”, afirma Denise.

Crescimento profissional

A analista financeira, Gárita Gontijo, 34, trabalha há 14 anos no Sicoob Engecred e construiu uma história profissional que reflete justamente a importância de se valorizar o colaborador e proporcionar um ambiente propício ao crescimento nas corporações. Ela relata que ingressou na cooperativa financeira como estagiária e, ao longo dos anos, ampliou os conhecimentos e alcançou novas colocações até chegar à função atual.

Para Gárita, o crescimento profissional aconteceu por conta do incentivo que sempre recebeu dos colegas, das boas condições de trabalho e do excelente clima interno que o Sicoob Engecred oferece. Formada em Publicidade e Propaganda, ela conta que cursou o MBA em Gestão Empresarial graças ao incentivo financeiro proporcionado pela cooperativa.

A analista financeira ressalta que as ações da cooperativa fazem com que os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos, tanto no que diz respeito ao profissional quanto ao pessoal. Por isso, ela salienta que a premiação do GPTW é mais do que merecida, pois é o resultado de esforços da instituição para o crescimento contínuo da equipe. “É um excelente local de trabalho, amigável, onde tem reciprocidade, suporte, reconhecimento e preocupação com o bem-estar do colaborador. Somos uma família”, completa.


Sobre o Sicoob Engecred

No mercado há 19 anos, o Sicoob Engecred é uma cooperativa financeira com atuação em Goiás e Minas Gerais e está entre as 20 maiores cooperativas do Sistema Sicoob, atualmente com cerca de 400 singulares.

Informações à imprensa:
Maria Thereza Viana – (62) 98551-1801
Assessora de comunicação do Sicoob Engecred
Sirlene Milhomem – (62) 98176-0297
Oficina de Comunicação