O Sicoob Engecred iniciou o cadastramento do PIX dos cooperados, por meio do App Sicoob. Desde o último dia 5, instituições financeiras – bancos, fintechs, cooperativas e instituições de pagamentos – realizam o cadastramento de clientes/associados nesta nova funcionalidade lançada pelo Banco Central. O intuito do PIX é imprimir mais agilidade e praticidade na realização de pagamentos, transferências e recebimentos, além de reduzir custos nestas operações.

O PIX, que começa a ser aceito a partir de 16 de novembro, estará disponível nos canais da instituição financeira como uma nova opção no menu do app ou internet banking em que as pessoas e empresas poderão transferir dinheiro e fazer e receber pagamentos em menos de 10 segundos. Para acessar o serviço é necessário realizar cadastro na instituição financeira na qual possui conta. O processo de inclusão no sistema é feito pelo cliente ou cooperado, por meio da confirmação à instituição de que quer fazer parte do PIX.

No Sicoob Engecred, o cooperado pode realizar o cadastramento da chave PIX via App Sicoob, seguindo alguns passos simples. No momento do cadastro, o associado define a sua chave PIX que vai passar a identificar sua conta no sistema. Assim, ao realizar transações financeiras, não precisará colocar todos os dados bancários. É possível registrar até 5 chaves no PIX (PF) ou 20 (PJ),utilizando número do telefone celular; CPF ou CNPJ; e endereço de e-mail.

Além disso, o cooperado poderá ter acesso à chave aleatória, gerada pelo aplicativo com números, letras e símbolos. Nesse caso, é possível cadastrar uma única chave ou gerar uma a cada vez que for compartilhá-la com alguém, apagando a anterior. Vale destacar, ainda, que a confirmação do registro da chave é feita por meio de um código enviado por SMS ou e-mail, o que traz mais segurança para o usuário e evita fraudes.

Empresas

O cadastro da chave do PIX para empresas traz muitas vantagens, especialmente por oferecer facilidade e praticidade para o pagador com a conclusão da venda mais rápida. Com o PIX, empresas poderão fazer recebimento com QR Code. Para esse tipo de transação, basta acessar o App Sicoob e gerar um código QR.

“Essa inovação proposta pelo Banco Central e prontamente acompanhada pelo Sistema Sicoob representa, de fato, um universo de possibilidades, tornando mais simples e ágeis as transações, sem abrir mão da segurança”, pondera o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar. Segundo ele, paralelamente à maior praticidade nos procedimentos bancários, o PIX vai possibilitar a inclusão de um maior número de pessoas ao sistema financeiro.

Previsão de expansão

A possibilidade de compra de ativos utilizando o novo serviço já foi anunciada pelo Banco Central para 2021. A medida tem como objetivo facilitar o processo e integrar o sistema de transferência de posse às ordens de pagamento. Além disso, no ano que vem, o PIX também deve trazer outras novidades como a opção de parcelar compras e efetuar pagamentos por aproximação do celular utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication).

A função de saque direto no varejo com códigos QR – que poderão ser escaneados em determinados estabelecimentos para possibilitar a transação dispensando o uso de caixas eletrônicos, também está na lista. Ainda segundo o Banco Central, futuramente, o PIX deverá possibilitar transferências internacionais e débito automático.

Sobre o Sicoob Engecred

No mercado há 19 anos, o Sicoob Engecred é uma instituição financeira com cooperados em todo o território nacional. Ligada à Central Sicoob Uni, a cooperativa já ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em ativos totais e soma mais de 12 mil associados, figurando entre as 20 maiores cooperativas do Sistema Sicoob.