O consórcio é uma modalidade de compra tipicamente brasileira e é muito utilizada na aquisição de bens de valor elevado. É comum ouvir falar de alguém que comprou um veículo ou uma casa por meio de consórcio. Mas já se perguntou se esse instrumento pode ser utilizado para concretizar outros sonhos de consumo?

Suponhamos que você sonha em reformar o seu imóvel, mas o custo da mão de obra e compra de materiais dificulta o investimento. Ou você quer fazer um curso de especialização na sua área, uma viagem especial e enfrenta o mesmo desafio para arcar com o projeto. E se o seu sonho é fazer um procedimento cirúrgico ou estético para melhorar sua autoestima e qualidade de vida?

Saiba que tudo isso é possível ao participar de um consórcio. Ao dar um lance no seu grupo ou ser contemplado, você obterá uma carta de crédito para viabilizar a negociação e, finalmente, tornar realidade diversos tipos de planos.

Para pessoas jurídicas, o consórcio também se apresenta como uma boa solução para a compra de veículos pesados, por exemplo.

Carta de crédito na prática

Além da isenção de juros e taxas reduzidas, no consórcio você pode obter o valor integral que contratou para realizar o seu projeto, por meio da carta de crédito, de forma antecipada.

O documento financeiro é como um vale-compras: você o recebe no momento em que é contemplado pelo consórcio por meio de sorteio ou lance.

Com a carta de crédito nas mãos, você pode adquirir qualquer bem ou serviço que se enquadre na categoria do seu consórcio. Se você contratou um consórcio de serviço, por exemplo, pode usar a carta de crédito para arcar com uma festa de formatura ou um tratamento odontológico e, se for pessoa jurídica, também poderá usar para a contratação de serviços para a empresa.

Caso o bem ou serviço escolhido tenha um valor menor do que a carta de crédito, você pode usar o valor restante para quitar as últimas prestações do consórcio, pagar despesas relacionadas à aquisição do bem ou serviço ou receber a diferença em espécie, desde que esteja com todas as suas obrigações financeiras quitadas com a administradora.

Em geral, o pagamento da sua compra utilizando a carta de crédito é feita diretamente pela administradora ao fornecedor do bem ou serviço adquirido. Para retirar o crédito em dinheiro, há alguns critérios estabelecidos pelo Banco Central. Aqui, mais uma vez, entra a regra de quitação das obrigações financeiras com a administradora e ter sido contemplado pelo consórcio há pelo menos 180 dias.

Fique de olho nas taxas

Antes de adquirir um consórcio é prudente avaliar as taxas de administração cobradas pela instituição que oferece o produto. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), a taxa administrativa é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação e gestão do grupo. Para saber o valor pago de taxa de administração em cada prestação, basta dividir a taxa total pelo prazo do grupo.

Além de comparar as taxas de consórcio, muita atenção também aos prazos de pagamento. Planos mais longos permitem parcelas menores e normalmente possuem taxas menores. São planos para quem está organizando a compra do bem de forma econômica e planejada.

O gerente comercial do Sicoob Engecred, Marco Aurélio Resende Cruz, explica que os consórcios da cooperativa possuem as menores taxas praticadas pelo mercado. Além de consórcios para imóveis e veículos, o Sicoob Engecred oferece consórcios para veículos pesados e serviços. Em qualquer categoria, a cooperativa financeira disponibiliza planos com mensalidades variadas que cabem no bolso de diferentes perfis de consumidores.

Segundo Marco Aurélio, qualquer pessoa pode ser consorciada do Sicoob Engecred, independentemente de ser um cooperado. O time de vendas acompanha cada contrato do começo ao fim, desde o planejamento da adesão até o momento em que o consorciado é contemplado com a carta de crédito, o que proporciona um atendimento personalizado e de confiança.

O gerente comercial da cooperativa destaca também que o índice de contemplação é elevado em função de outros diferenciais que a instituição proporciona. “Além de o fundo comum ser destinado unicamente ao próprio consórcio, o consorciado ainda pode ofertar lances embutidos de até 25% do valor do crédito contratado, os quais aumentam as chances de obter a contemplação da carta de crédito”.

Segundo ele, tudo isso faz com que um número significativo de pessoas seja contemplado todos os meses. “Garantimos uma transparência e uma segurança ainda maiores para aqueles que optam em adquirir um consórcio conosco”, acrescentou Marco Aurélio.

Conheça outras vantagens do consórcio – carta de crédito

1) Diversidade de planos
2) Baixos custos
3) Parcelamento integral
4) Flexibilidade de uso do crédito
5) Poder de compra à vista
6)
Valor do bem sempre atualizado
7) Possibilidade de antecipar a contemplação com lance
8) Possibilidade de utilizar até 10% do crédito para despesas
9) Estímulo ao consumo responsável
10) Formação ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial

Fonte: Abac  

Ficou interessado e quer saber mais? Visite o nosso site, conheça os tipos de consórcio que oferecemos e solicite uma simulação agora mesmo!