Com prestação de contas e eleição de conselheiros em pauta, esta será a primeira AGO da cooperativa em que os delegados representarão os associados na votação

Está marcada para o dia 10 de março a Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2021 do Sicoob Engecred. Assim como no ano passado, o evento será virtual, por meio do aplicativo Sicoob Moob, com primeira convocação às 17h. Porém, desta vez, haverá participação direta dos delegados na votação, que representarão na AGO as decisões tomadas pelos associados nas Assembleias Gerais de Núcleo (AGNs), as chamadas pré-assembleias.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Argemiro Mendonça, a expectativa para a AGO 2021 é alta. “Teremos a oportunidade de entregar o melhor resultado da história do Sicoob Engecred aos cooperados. Mesmo com o momento delicado que todos nós enfrentamos, em função da pandemia, ultrapassamos nossas metas, e é uma grande satisfação poder cumprir com esse compromisso, que faz parte das nossas diretrizes estratégicas e expressa retribuição à confiança demonstrada pelos associados”, enfatiza.

Argemiro Mendonça também vê com entusiasmo a mudança que envolve a realização das AGNs e da AGO. “Este ano vamos inaugurar essa nova modalidade, pela qual, antes da assembleia com participação dos delegados, acontecerão as Assembleias Gerais de Núcleo, envolvendo os cooperados de cada agência. Analiso o novo cenário como uma oportunidade para fóruns mais personalizados, com uma discussão ainda mais ampliada e qualificada”, assegura o presidente do Conselho.

Ordem do dia

Estão na pauta do evento virtual a prestação de contas dos órgãos de administração referente aos resultados obtidos pela cooperativa em 2020; cálculo e destinação das sobras; fixação de honorários e gratificações para conselheiros e diretores; eleição para os cargos do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal; e, ainda, a apresentação de atividades do Sicoob Engecred previstas para 2021.

Três convocações

Conforme previsto no edital da AGO, a primeira convocação será às 17h, exigindo presença mínima de 2/3 (dois terços) dos delegados em condições de votar. Já a segunda convocação está marcada para as 18h, compreendendo a presença mínima de metade mais um dos delegados em condições de votar. Pode haver, ainda, a terceira e última convocação, às 19h, que estabelece a presença de, no mínimo, 10 (dez) delegados em condições de votar.

AGNs

Antes de votarem na Assembleia Geral Ordinária, os delegados participarão das AGNs dos respectivos Pontos de Atendimento (PAs) da cooperativa. Na Regional Goiás, a Assembleia Geral de Núcleo será promovida no dia 08 de março, enquanto na de Minas Gerais a AGN está marcada para 09 de março. Ambos os encontros serão virtuais, por meio do Sicoob Moob, e terão até três convocações (17h, 18h e 19h), da mesma forma como está previsto na AGO.

Por Maria Thereza Viana
Assessora de Comunicação do Sicoob Engecred