O Pix, sistema de pagamento mais recente lançado pelo Banco Central (BC), completou seis meses em maio. Desde seu lançamento, em outubro de 2020, o número de adeptos à ferramenta cresce cada dia mais, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

De acordo com o próprio BC, aproximadamente 93 milhões de brasileiros já adotaram o Pix que, inclusive, atingiu a marca de R$ 1,4 trilhão movimentados. Ainda segundo o Banco Central, mais de 254 milhões de chaves foram cadastradas no sistema. Destas, mais de 243 milhões eram de pessoas físicas e mais de 10 milhões de empresas.

Existem diversos fatores que impulsionaram a rápida expansão da ferramenta, como facilidade de uso, funcionamento 24 horas por dia e 7 dias por semana, gratuidade para pessoas físicas e baixo custo para jurídicas (no Sicoob não está sendo tarifado atualmente), isto sem falar na rapidez de processamento dos pagamentos e transferências: menos de 10 segundos.

Para aproveitar todas essas vantagens, o cooperado pode cadastrar sua Chave Pix pelo App Sicoob ou Internet Banking, de forma rápida e intuitiva, seguindo cinco passos em um minuto:

1 – Acesse a opção Pix no aplicativo do Sicoob
2 – Clique em Cadastrar Chave
3 – Escolha sua chave Pix
4 – Insira o token de confirmação
5 – Pronto! Chave cadastrada com sucesso.

Mas, afinal, o que é uma Chave Pix?

A Chave Pix nada mais é do que sua identificação de usuário em sua instituição financeira, ou seja, uma forma prática de localizar sua conta dentro do sistema. CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou mesmo uma chave aleatória (gerada pela própria ferramenta) são exemplos de Chaves Pix.

Se você está se perguntado sobre quantas chaves é possível cadastrar, a resposta é: depende. Uma pessoa física pode ter até cinco Chaves Pix, enquanto a jurídica até 20 chaves. Para quem tem contas bancárias diferentes, é importante destacar que cada uma deverá ter a sua própria Chave Pix.

 

Novidades

Dentre as principais novidades do Pix para este ano está o Pix Cobrança, que consiste em uma nova função de pagamento. A modalidade funciona de maneira semelhante aos boletos bancários e possibilita cálculo de juros e multas. Ou seja, é voltada para vencimentos e as cobranças são feitas via QR Code.

Além do Pix Cobrança, o Banco Central também pretende lançar outras duas modalidades: o Pix Saque e Pix Troco. No caso do primeiro, será permitido o saque, em espécie, em caixas de supermercados, lojas e demais estabelecimentos comerciais. Já no segundo item, será possível ceder “troco” em suas compras e receber o valor da diferença em moeda.

A seguir, veja a lista completa de novidades divulgadas pelo BC para o Pix em 2021:

  • Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix;
  • Possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes;
  • Pix Saque, para dar ao consumidor mais uma opção de obtenção de dinheiro em espécie e para facilitar a gestão de caixa do lojista;
  • Pix por aproximação, para dar mais facilidade e conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos;
  • Iniciador de pagamentos no Pix, com desenvolvimentos que seguirão o cronograma estabelecido no Open Banking, para permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix agregando ainda mais competição ao arranjo;
  • QR Code pagador, que viabilizará a realização de Pix mesmo quando o pagador estiver off-line, ampliando o acesso da sociedade ao Pix;
  • Pix Cobrança para pagamentos com vencimentos em data futura, podendo incluir juros, multas, acréscimos, descontos e outros abatimentos e, ainda, a integração via padronização de arquivo de remessa e retorno para viabilizar gestão de cobranças em lote. Ainda no âmbito do Pix Cobrança, o início do desenvolvimento da duplicata no Pix que permitirá a antecipação de cobranças do Pix.

O Pix é seguro?

De acordo com o Banco Central, a segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema. “Todas as transações ocorrem por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet. Além disso, No Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), componente que armazena as informações das chaves Pix, as informações dos usuários também são criptografadas e existem mecanismos de proteção que impedem varreduras das informações pessoais, além de indicadores que auxiliam os participantes do ecossistema na prevenção contra fraudes e lavagem de dinheiro”.  

Para saber a diferença entre o Pix e outros modelos de pagamentos e transferências, clique aqui.

Caso ainda não seja associado(a) do Sicoob Engecred, fale conosco para saber todas as vantagens de ser um dos donos da instituição financeira em que possui conta.