Serviços de fidelização de clientes tem chamado atenção do brasileiro

Fazer compras, acumular pontos e trocar por algo que você deseja. É assim o fluxo do Programa de Pontos, também conhecido como Programa de Fidelidade, que é um serviço oferecido pelas operadoras de cartões de crédito e instituições financeiras que permite o acúmulo de pontos para troca em produtos e serviços.

No Brasil, este tipo de serviço vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), mais de 165 milhões de cadastros foram feitos em programas de fidelidade no primeiro trimestre do ano.

Ainda segundo a entidade, aproximadamente 60 bilhões de pontos/milhas foram emitidos nos três primeiros meses do ano¹., enquanto 42,7 bilhões de pontos foram resgatados no mesmo período.

Sobre o uso do programa, um levantamento da Abemf e Locomotiva Instituto de Pesquisa traz dados relevantes que demonstram a valorização deste tipo de serviço na pandemia, como a preferência de 55% dos participantes por compras em locais/marcas que ofereçam a opção de acúmulo de pontos.

Como funciona

Para compreender melhor como funciona o programa de pontos, vamos a um exemplo fictício. Imagine a seguinte situação: uma pessoa gastou R$ 4 mil em compras no cartão de crédito e, a cada real gasto, um ponto foi adquirido. Logo, no final do mês, seu saldo é de 4 mil pontos.

Aí vem a pergunta: de que forma utilizar esses pontos? Simples, os pontos podem ser utilizados em compras em marketplace, na troca por serviços adicionais, compra de passagens áreas e troca por milhas, por exemplo. Ainda é possível, ao fazer compras pagar parte do valor em dinheiro e outra parte com os pontos.

Quais são as vantagens de um programa de pontos?

A principal vantagem de se cadastrar em um programa de fidelidade é a troca de pontos por produtos ou serviços, conforme já mencionamos. Por exemplo, o Coopera, programa de pontos do Sicoobcard, conta com um shopping virtual exclusivo, onde é possível “comprar” produtos diversos com a pontuação obtida no uso do cartão.

Outro benefício do programa de pontos é a possibilidade de cashback, em outras palavras, do dinheiro de volta, onde os pontos são devolvidos para o consumidor, seja em forma de desconto na fatura, na conta do banco ou em carteira digital.

Mas, vale ressaltar que é importante ficar atento ao seu extrato de pontos para evitar perdas, pois eles têm validade. Outra dica é ativar as notificações via e-mail ou aplicativo para não perder ações promocionais e exclusivas.

A seguir, falaremos sobre o Coopera e Livelo, dois programas de pontos que se uniram para ampliar a oferta e produtos, serviços e vantagens oferecidas ao cliente/cooperado. Continue a leitura para conhecer melhor cada um deles e compreender mais sobre a parceria.

Coopera

O Coopera é o programa de pontos do cartão Sicoobcard, mas, além de ser um programa de fidelidade, é também um shopping virtual. Em seu site oficial, o consumidor encontra diversas opções exclusivas para compras, pontuações e resgate.

No site do Coopera, é possível trocar a pontuação obtida por itens diversos como celulares e smartphone, móveis, eletrodomésticos, beleza e perfumaria, dentre outros. Além disso, há a possibilidade de envio de pontos para empresas parceiras para compra de passagens ou hospedagem.

Fora as opções listadas acima, o cooperado ainda pode usar os pontos para adquirir produtos do Sicoob (crédito na fatura, aporte no Sicoob Previ e aporte no Sicoob Conta Capital), transferir pontos para outros participantes e programas de fidelidade, além de fazer doações para projetos sociais e/ou instituições filantrópicas.

Se você já é cooperado do Sicoob Engecred, saiba que é fácil visualizar e escolher como pretende resgatar os pontos. Para isso, consulte seu extrato no aplicativo do Sicoobcard e tenha acesso a sua pontuação.

Livelo

Livelo é a maior empresa de recompensas do Brasil, com mais de 20 milhões participantes e diversos parceiros, além de milhares de opções para resgate de pontos, como itens para casa, moda, cuidados pessoais e até delivery.

Outro diferencial da Livelo é a possibilidade de cashback, ou seja, a conversão de pontos em dinheiro.

Deu match! Conheça a parceria entre Livelo e Coopera

A Livelo e o Coopera firmaram uma parceria com o objetivo de expandir o acesso a resgates e recompensas dos clientes dos dois programas de pontos. Sendo assim, é possível transferir a pontuação de um programa para outro.

Neste contexto, existe um valor mínimo de 7 mil pontos para transferência e um valor máximo de 100 mil pontos. Vale lembrar, portanto, que cada ponto coopera equivale a 1 ponto livelo e vice-versa.

Para aproveitar as vantagens e usufruir dos produtos e serviços disponíveis no Coopera e Livelo, o cooperado do Sicoob Engecred precisa se cadastrar nos dois programas de pontos. Ah, tantos clientes novos como usuários antigos dos serviços podem aproveitar os benefícios da parceria.

Gostou do blog post? Compartilhe ?

Quer saber mais sobre o Sicoob Engecred e as vantagens do universo cooperativista? Fale conosco!