Frederico Trajano: “Estamos levando digitalização para a casa dos brasileiros”

“Queremos tornar o Brasil digital, assim como tornamos o Magazine Luiza digital. Esta também é a solução para os empreendedores”, afirmou o CEO do Magalu, Frederico Trajano, ao participar nesta quarta-feira (1º/12) do 5º Painel Cooperativismo Financeiro, promovido pelo Sicoob Engecred, que teve a mediação de Márcio Fernandes, fundador da Thutor e autor do best-seller “Felicidade dá lucro”.

“Quando você olha o e-commerce no Brasil, mesmo depois da crise de Covid, representa apenas 11% do varejo. Portanto, o comércio eletrônico no Brasil vai continuar crescendo. Eis a grande oportunidade para os empreendedores”, frisou. No Magazine Luiza, o e-commerce já responde por cerca de 72% das vendas totais ca companhia, o que reforça  a importância da integração dos varejos físico e digital da companhia desde o fim de março de 2020.

Durante o painel, Frederico Trajano afirmou que quer reformular o Magalu , mas sem mudar a “alma feminista de mente aberta” da empresa. “Fomos fundados e liderados por mulheres há cerca de 40 anos, disse. A empresa leva o nome de Luiza Trajano Donato, tia-avó de Frederico, que ajudou a fundar a varejista. A mãe dele, Luiza Helena Trajano, atualmente é presidente do conselho. “Grande parte do meu sucesso vem do que aprendi com as duas Luizas, o cerne da nossa cultura empresarial”, afirmou

Ao cumprimentar e agradecer a todos pela participação no 5º Painel Cooperativismo Financeiro, o  diretor-presidente do Sicoob Engecred,  Fabrício Modesto Cesar, destacou que o empreendedorismo faz parte do cooperativismo. “Está no nosso DNA. O Magalu também é um exemplo em gestão de pessoas”, frisou. O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, engenheiro Argemiro Mendonça, também reforçou a importância do evento com a participação do CEO do Magalu e anunciou a inauguração de novas agências.

Dicas de Frederico Trajano

Inovação

“Inovação não é destruir seu legado, não é pegar o que você tem, jogar fora e começar tudo de novo. Eu gosto daquela inovação que pega seu legado, aquilo que recebeu dos seus antecessores e você alavanca o negócio. Eu recebi um legado maravilhoso, que começou em Franca (SP. Das primeiras lojas físicas, hoje temos mais de 200 unidades no Brasil integradas ao e-commerce. O cliente compra no site e retira na loja. Estamos levando digitalização para a casa dos brasileiros. Entregamos em até um dia 50% dos itens comercializados e, agora, lançamos entrega em uma hora. Isso é possível porque a gente integrou a loja com o digital. Outra inovação é o canal de venda direta pelas redes sociais, qualquer cliente pode montar uma loja online e vender produtos do Magalu Temos também a lu”.

Empreendedor e a crise

“Mesmo com a crise, você não pode deixar de encontrar soluções para aumentar o seu faturamento. Parece difícil e é difícil para nós, porque se você entra numa agenda só de corte de custos, o negócio vai só definhar. É importante se resguardar, reduzir custos, mas sempre ter uma agenda muito focada em gerar negócios e crescimento. Venda é necessidade, lucro é opinião e caixa é realidade. Em momentos de crise, você resguardar seu caixa é super importante, cuidar bem dele, ter uma reserva, porque o Brasil é muito volátil. É não deixar de pensar em venda, é sentar no caixa, não perder o seu eixo, sua essência”.

Cultura Magalu

“Gosto muito de consistência, ter uma visão muito clara, disciplina, trabalhar de maneira muito distribuída na organização, ser fiel a ela. Essa consistência dá muita segurança para o time”.

Cooperativismo financeiro

“Com relação ao cooperativismo financeiro, que vem crescendo, sugiro ações locais, como fizemos com o Magalocal, do parceiro Magalu. É preciso conhecer seu público e sua praça. Por isso, a gente dá muita autonomia para os gerentes tocarem os negócios na sua cidade. Esse conhecimento local é preciso estar aliado a um componente de inovação e tecnologia. A tecnologia hoje está acessível. Têm empresas, parceiros, integradores e soluções que estão prontas no mercado. É só pesquisar.”

Publicado no Empreender em Goiás em 2 de dezembro de 2021.