Conheça os atrativos da renda fixa e seus diferenciais no cooperativismo financeiro

Uma análise divulgada pelo Valor Econômico revela que, com a atual incerteza do mercado, alta da inflação e aumento dos juros, cada vez mais investidores têm realizado aplicações em instrumentos de renda fixa. Esse tipo de investimento tende a apresentar um nível de risco muito baixo e, assim, traz um resultado mais assertivo para os aplicadores.

Gabriela Fernandes, analista de economia do Sicoob Engecred, explica que grande parte dos investimentos em renda fixa possuem seus rendimentos atrelados a índices que estão em alta neste momento, como o IPCA, o IGP-M, o CDI e a Selic. “Por essa razão, é natural que haja uma maior demanda por esse tipo de investimento atualmente”, afirma.

Mesmo que os investimentos em renda variável possam apresentar algumas propostas de ganhos agressivos, o atual movimento prioriza a segurança e a estabilidade das aplicações. Ou seja, fica mais seguro investir em renda fixa, pois se tem um maior nível de clareza no valor final a ser recebido.

O que é renda fixa?

Os investimentos em renda fixa são aqueles cuja rentabilidade é determinada no momento da contratação, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados.

No modelo pré-fixado é possível calcular qual será o retorno financeiro da aplicação no vencimento desejado, pois a taxa de remuneração do recurso é conhecida no ato de contratação. Já no pós-fixado, não é possível saber com exatidão o saldo total do investimento, uma vez que a taxa de remuneração depende de um fator variável, como o CDI ou o IPCA, por exemplo.

A expectativa do Banco Central (BC) para os próximos meses é de continuidade do ciclo de alta da Selic, mas com ajustes de menor magnitude. Dessa forma, renda fixa ainda se mantém como uma rentável opção de investimento.

Exemplos de investimentos em renda fixa

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

É uma modalidade de investimento que possui baixo risco e rentabilidade garantida, utilizada para o fomento das atividades do setor imobiliário. Isenta de taxa de administração, Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Letra de Crédito Agronegócio (LCA)

Opção de investimento de baixo risco, em que você multiplica o seu capital de forma segura e com uma ótima taxa de retorno, enquanto apoia o desenvolvimento do setor agrícola do Brasil. A aplicação é isenta de taxa de administração e de IR para pessoa física.

Recibo de Depósito Cooperativo (RDC)

Aplicação que possui rentabilidade e liquidez diária, além de promover o desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Escolha entre RDC curto, se você sabe o prazo de resgate do dinheiro, ou longo, se deseja fazer resgates parciais dos seus recursos. Alíquotas do IR decrescentes, de acordo com o tempo de aplicação.

Poupança

Uma das formas de investimentos mais tradicionais, sem burocracias e com rentabilidade garantida, que ocorre na data de aniversário dos depósitos.

Investimentos nas cooperativas financeiras

No cooperativismo financeiro, além da segurança e objetividade nas aplicações em renda fixa, é possível encontrar esse tipo de produto com taxas atrativas e, ainda, receber sobras anuais baseadas no saldo médio do investimento. Isso acontece porque as cooperativas de crédito não visam lucro e repartem anualmente o montante excedente entre os cooperados, que são os donos dessas instituições financeiras.

Vale ressaltar que os investimentos em renda fixa são assegurados pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que cobre até o valor de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, e que o Sicoob Engecred possui ótimas opções de aplicações para quem busca rentabilidade acima da média e não abre mão de segurança e liquidez.

“Seja o seu perfil de investidor conservador ou arrojado, o Sicoob Engecred conta com variadas soluções para seu investimento. Conheça os nossos serviços e escolha a melhor forma de investir o seu dinheiro”, acrescenta a analista de economia.

Sobre o Sicoob Engecred

Com R$ 2 bilhões em ativos totais administrados e mais de 14,3 mil associados, conforme o Relatório Anual 2021, o Sicoob Engecred figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A-BRA pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela PwC Brasil. Soma à sua trajetória, ainda, 11 premiações no Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, em rankings regionais e nacionais. “Esses dados evidenciam a solidez da nossa cooperativa, que completou 20 anos recentemente, e o interesse genuíno que temos pelas pessoas”, afirma o diretor-presidente, Fabrício Modesto Cesar.