Avaliações ‘A(bra)’ no rating de longo prazo, e ‘F1(bra)’ no de curto prazo, apontam crescimento responsável, seguro e sustentável da cooperativa

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de riscos de crédito no mundo, elevou a avaliação do Sicoob Engecred, na última terça-feira (11). O rating de longo prazo passou de ‘A-(bra)’ para ‘A(bra)’, com perspectiva estável, e o de curto prazo passou de ‘F2(bra)’ para ‘F1(bra)’.

Segundo o relatório de avaliação, a cooperativa se mostrou resiliente frente a um cenário econômico desafiador e conseguiu superar as metas, ampliando a sua base de associados, oferecendo um portfólio de produtos e serviços completo, em linha com o do mercado. Além disso, manteve a qualidade de ativos, rentabilidade e elevada capitalização.

Para o diretor de Controles e Riscos do Sicoob Engecred, Olindo Guerin Neto, essa revisão positiva é reflexo das estratégias assertivas da cooperativa, principalmente, investindo na sua expansão regional, desconcentração setorial e crescimento sustentável. “Esse retorno demonstra que as ações estratégicas que estamos desenvolvendo estão trazendo bons resultados e que estamos mantendo as nossas diretrizes, crescendo com responsabilidade, segurança e sustentabilidade”, destaca.

Os ratings também apontam o foco de atuação da cooperativa nas regiões de Goiás e Minas Gerais, onde possui seis agências físicas, mas reforçam a sua atuação em outras 22 unidades da Federação por meio da associação digital. De acordo com o diretor-presidente da instituição, Fabrício Modesto Cesar, a nova afirmação da Fitch de que o Sicoob Engecred possui rating ‘A(bra)’ reflete o crescimento contínuo da cooperativa, ao mesmo tempo em que mantém sua estabilidade. “Estamos expandindo a nossa atuação pelo país e diversificando a nossa carteira, oferecendo adequado retorno aos nossos cooperados”, conclui.

Para ler a íntegra da avaliação da Fitch Ratings sobre o Sicoob Engecred, clique aqui.

O rating do Brasil

Em julho deste ano, a Fitch reafirmou o rating do Brasil como ‘BB- ‘, com perspectiva negativa. A agência destacou que a economia diversificada do país é um dos pilares de sustentação da classificação. Em relação à avaliação passada, segundo a Fitch, os desafios fiscais e de crescimento persistem, e as eleições neste mês de outubro apresentam incerteza sobre como eles serão abordados. No entanto, esses desafios já estão capturados nos ratings ‘BB-‘ do Brasil, e a agência espera uma ampla continuidade da política macroeconômica após as eleições.

Conheça a Fitch Ratings

A Fitch Ratings é uma das principais agências de classificação de riscos de crédito, portanto, investidores do mundo todo usam as avaliações para orientar suas escolhas, trazendo mais segurança na hora de fazer investimentos.

Segundo a agência, os ratings são baseados em informações conhecidas e consideradas relevantes, extraídas de fontes confiáveis, incluindo documentos públicos e/ou informações e documentos fornecidos por emissores e outros participantes do mercado.

Entre os critérios observados para a classificação de risco estão: fluxo de caixa; liquidez; tendência de determinada fase do ciclo do setor; ciclo econômico mais amplo; desempenho histórico; contexto do país e projeções de resultados futuros.

Confira as escalas de ratings de longo e curto prazo

 

 

Sobre o Sicoob Engecred

O Sicoob Engecred foi fundado em abril de 2000 e iniciou as atividades em setembro de 2001. Hoje, com R$ 2,3 bilhões em ativos totais administrados e mais de 17 mil associados, figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Soma à sua trajetória, ainda, 12 premiações no Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, em rankings regionais e nacionais.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
(62) 99603-8754
comunicacao@sicoobengecred.com.br
www.sicoobengecred.coop.br