No último ano, mais de 11 mil pessoas foram impactadas por projetos realizados pela cooperativa, em parceria com o Instituto Sicoob

O Sicoob Engecred, por meio do Instituto Sicoob, impactou mais de 11 mil pessoas com suas ações sociais voltadas para o cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira em 2022. Os dados do balanço foram apresentados por Edjar Júnior Barbosa, que ocupa o cargo de Pessoa de Desenvolvimento Estratégico (PDE) no Instituto Sicoob, e reforçam o 7º princípio cooperativista: interesse pela comunidade.

Entre as principais ações estão as participações na Semana Mundial do Investidor, Globo Money Week e a Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), e o apoio a projetos como Adote um Lanche e Sempre é Hora de Aprender. Além da promoção do projeto Escola Cooperativa, realizado no Centro de Ensino em Período Integral Francisco Maria Dantas, localizado na região noroeste de Goiânia. No local, o Sicoob Engecred, com a parceria do Instituto Sicoob, promove os projetos horta cooperativa e o laboratório de informática.

Outro fato marcante foi o lançamento da banda do Sicoob Engecred composta por quatro alunos que participam do projeto social Talento de Mãos Dadas, realizado com a Escola de Música Ivana Bontempo. A primeira apresentação pública do grupo, formado por Sebastian Pedrazza (17 anos), Arthur Santana (17 anos), Samuel Bonifácio (13 anos) e Gustavo Silva (13 anos), foi em dezembro de 2022, realizada na Comunidade Educacional O Pequeno Príncipe, em Goiânia (GO), e transmitida virtualmente por meio do canal do Youtube do Instituto Sicoob.

Natal Cooperativo

Também por meio do Instituto Sicoob, o Sicoob Engecred promoveu um fim de ano animado, com ações sociais em todas as suas agências físicas. Chamado de Natal Cooperativo, o evento impactou 1.154 pessoas nos estados de Goiás e Minas Gerais.

Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, com o projeto Adote uma Cartinha, colaboradores e cooperados puderam doar presentes para as crianças da Associação Tio Cleobaldo. Já em Minas Gerais, as instituições que receberam doações de brinquedos e/ou alimentos foram o Instituto Breno Luiz Betim (IBL), em Belo Horizonte; a ONG Ação Moradia, em Uberlândia; e a ONG Projeto Izac, em Montes Claros.

Mais pessoas impactadas

Para 2023, diversas outras ações estão previstas, além daquelas que serão mantidas no calendário institucional. Um exemplo é o projeto de intercooperação com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Santo Antônio de Goiás (Coopersag), que tem crescido e se estruturado para melhorar a qualidade do trabalho desempenhado no local e a renda dos cooperados, com o apoio do Sicoob Engecred e do Instituto Sicoob.

Atualmente, a Coopersag conta com um escritório e uma melhor divisão do local de trabalho, além de uma obra em construção, prevista para este ano, com uma horta colaborativa, uma cozinha e uma área de convivência para os cooperados.