Encontros reuniram cooperados e delegados das agências de Goiás e Minas Gerais, além de associados digitais

A Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária (AGEO) do Sicoob Engecred foi realizada nessa quarta-feira (15), no formato semipresencial, com participações presenciais dos delegados em Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), e pelo aplicativo Sicoob Moob, encerrando o circuito de 2023, que teve início com as Assembleias Gerais de Núcleo (AGNs) promovidas entre os dias 8 e 14 de março. As reuniões foram coordenadas pelo presidente do Conselho de Administração, Argemiro Mendonça, e pelo diretor-presidente, Fabrício Modesto Cesar.

Dentre as pautas apresentadas e aprovadas por ampla maioria estava a reforma estatutária para adequação do estatuto social, contemplando as mais recentes atualizações legais e regulamentares, como a Lei Complementar 196/2022, que alterou a Lei Complementar 130/2009, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), e, também, a Resolução CMN nº 5.051, de 25 de novembro de 2022, que dispõe sobre a organização e o funcionamento de cooperativas de crédito.

A ordem do dia incluiu ainda a prestação de contas dos órgãos de administração referente ao exercício de 2022; resultado financeiro (cálculo e destinação das sobras); fixação de remuneração dos membros dos órgãos sociais; e a apresentação do plano de atividades do Sicoob Engecred para 2023.

Para Argemiro Mendonça, foi excelente voltar ao presencial depois de mais de dois anos de eventos totalmente virtuais devido à pandemia de covid-19. “Desde a união entre o Sicoob Engecred de Goiás e Minas Gerais, não tivemos a oportunidade de percorrer todos os nossos núcleos, então, foi um momento significativo, de um contato direto com o associado, em que foi possível ouvir, debater e apresentar os resultados e, principalmente, as diretrizes estratégicas estabelecidas pela cooperativa”, pontuou o presidente.

Neste contexto, Fabrício Modesto Cesar reforçou que sempre é muito significativo apresentar aos associados os resultados expressivos alcançados pelo Sicoob Engecred. “Na prestação de contas constou a marca de R$ 2,8 bilhões em ativos totais administrados, um crescimento de 35% em relação a 2021, além do resultado operacional de mais de R$ 61,5 milhões, o que representa um salto de 37% em um ano. Também apresentamos crescimento de 14% em patrimônio líquido, 23% em carteira de crédito, 27% em depósitos e LCI/LCA, entre outras conquistas”.

Repercussão

O cooperado Eduardo Oliveira, da Agência Cidade Empresarial, compareceu a AGN e ressaltou que as assembleias são fundamentais para manter a transparência com os cooperados. “De fato, nos mostrou que a cooperativa está tendo um crescimento exponencial e essa participação nossa, como cooperados, é sempre muito importante para que possamos ver a evolução, o crescimento, o desenvolvimento e dar a nossa opinião”, afirmou.

Carlos Cunha, cooperado da Agência República do Líbano, que participou pela primeira vez da assembleia, pois se associou ao Sicoob Engecred em 2022, pontuou que foi uma experiência gratificante e esclarecedora estar no evento que, democraticamente, votou sobre a prestação de conta da atual gestão e promoveu a reforma do estatuto.

“Quero parabenizar a equipe gestora do Sicoob Engecred, na figura do nosso presidente do Conselho Administrativo, Argemiro Mendonça, e do nosso diretor-presidente, Fabrício Modesto, pelos ótimos resultados apresentados no relatório do exercício fiscal do ano de 2022. Tivemos a oportunidade, de forma democrática, de escutar os cooperados e delegados a respeito dos temas e conhecer melhor os colaboradores e demais associados. Quero agradecer, ainda, o gerente de relacionamento Lucas Tolentino que me convidou e incentivou a participar, realmente foi muito importante presenciar os debates”, enfatizou.

Assim como os cooperados Eduardo e Carlos, o conselheiro de Administração Paulo de Oliveira também destacou a gestão democrática, que é um dos princípios do cooperativismo. “É muito relevante, porque preza pela transparência. Todo mundo sabe como funciona, aprova os procedimentos e fica sabendo de tudo o que está acontecendo na cooperativa”.

Sobre o Sicoob Engecred

O Sicoob Engecred foi fundado em abril de 2000. Hoje, com mais de 18,5 mil associados, figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A(bra) pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela Ernst & Young. Soma à sua trajetória, ainda, 12 premiações no Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, em rankings regionais e nacionais. Atualmente, possui agências físicas em Goiás e Minas Gerais, além de cooperados em outras 24 unidades da Federação, por meio da associação digital.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
(62) 99603-8754
comunicacao@sicoobengecred.com.br