Ação realizada por meio do Instituto Sicoob resultou na produção e distribuição de mais de 900 ovos de chocolate

O Sicoob Engecred, por meio do Instituto Sicoob, realizou a ‘Páscoa Cooperativa Empreender é Doce’ em Goiás e Minas Gerais. O projeto foi voltado para mães de crianças que participaram do curso de confecção de ovos para aprender a produzir chocolates, seja para consumo próprio ou como nova fonte de renda.

Além de subsidiar o treinamento, a cooperativa também ofereceu os materiais utilizados para fazer os ovos, como chocolates e embalagens. “O intuito da campanha é trabalhar o eixo do cooperativismo e empreendedorismo. A ideia é que as pessoas pudessem participar do curso de confecção de ovos para, posteriormente, empreender em outras datas comemorativas”, afirma a Pessoa de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Instituto Sicoob, Edjar Júnior Barbosa.

A Páscoa Cooperativa foi realizada em todas as cidades onde o Sicoob Engecred tem agências (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Uberlândia, Montes Claros e Belo Horizonte), reforçando três dos sete princípios cooperativistas: Educação, Formação e Informação; Intercooperação e Interesse pela Comunidade. Durante a campanha, foram produzidos mais de 900 ovos e cerca de 100 pessoas foram capacitadas.

Páscoa Cooperativa em Goiás

500 ovos são distribuídos para alunos e funcionários do Cepi Francisco Maria Dantas

Em Goiânia, a iniciativa resultou na produção e distribuição de 500 ovos de colher para alunos e funcionários do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Francisco Maria Dantas. No dia 1º de abril, cerca de 35 voluntários se reuniram na instituição de ensino para fazer o curso de confecção de ovos de Páscoa.

A avó de um dos alunos, que trabalha no Cepi e participou do treinamento, ressaltou a importância do projeto para as famílias carentes: “Sabemos que muitas mães não poderiam comprar um ovo, e elas estavam felizes em ajudar a fazer os chocolates que seriam entregues aos seus filhos”, ressalta Maria Eunice de Oliveira Silva.

Os 500 ovos foram distribuídos na quarta-feira (5). “Achei a iniciativa muito legal, porque muitas famílias não podem comprar um ovo de Páscoa para os filhos”, afirma o estudante Aleff Gabriel Barbosa.

Mães que participam do Projeto GC produzem ovos de chocolate

Em Aparecida de Goiânia, o curso foi ministrado na última quinta-feira (6). Na ocasião, cinco mães que participam do Projeto GC fizeram 20 ovos e mais de 30 bombons. Porém, a previsão é que ainda sejam confeccionados mais 80 ovos, que serão distribuídos para crianças do bairro Itarumã no próximo domingo (16).

Para Odete de Paulo, que está desempregada, o treinamento possibilita criar uma fonte de renda: “Eu vi nesse curso uma oportunidade de ganhar dinheiro e estar dentro de casa cuidando do meu filho”, destaca.

Páscoa Cooperativa em Minas Gerais

Curso de confecção de ovos de Páscoa em Uberlândia

Em Belo Horizonte, o curso de confecção de ovos aconteceu no dia 1º de abril, na Escola Estadual Cabana do Pai Tomás. O treinamento foi ministrado para 45 voluntários, que produziram 18 ovos. Os chocolates foram destinados para os próprios alunos.

Já em Montes Claros, no dia 4 deste mês, cinco mães participaram da capacitação. Na ocasião, elas confeccionaram 20 ovos de Páscoa e, posteriormente, mais 260 unidades. Todos os chocolates foram entregues para crianças atendidas pela Instituição Social de Amor Cristão (Isac) na última quinta-feira (6).

Por fim, em Uberlândia, o curso de confecção de ovos foi realizado no dia 6 de abril para 18 mães que integram o projeto Mulheres de Fibra. Ao todo, elas produziram 30 ovos para presentear os filhos.