Em sua 10ª edição, com palestras e ações em todo o Brasil, o evento trouxe como tema a resiliência financeira

O Sicoob Engecred, por meio do Instituto Sicoob, participou da 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), realizada entre os dias 15 e 21 de maio. A cooperativa promoveu 16 ações e palestras para diferentes públicos nas cidades de Goiânia (GO) e Montes Claros (MG), impactando cerca de 2,3 mil pessoas.

Com foco na promoção de atividades e iniciativas gratuitas que colaboram para a disseminação da educação financeira para crianças, jovens e adultos, este ano o evento teve como tema central a ‘Resiliência Financeira’. Um dos voluntários do Sicoob Engecred foi o gerente de relacionamento Alexandre Takaki, que atua em Montes Claros, e realizou uma palestra para 200 alunos da Escola Estadual Francisco Sá. “Foi satisfatório ensinar e aprender com as crianças que são o futuro do nosso país, além de apresentar para elas a essência do cooperativismo”, apontou.

 

Ação em Montes Claros (MG)

Já em Goiânia, três ações foram realizadas no Berçário e Escola Objetivo da Vida, na Escola Cooperativa Cepi Francisco Maria Dantas e na empresa Sotreq Goiânia. Outras oito ações ocorreram no Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam), instituição que colabora com a formação de jovens para o mercado profissional. Uma delas foi com o gerente de relacionamento Cayo Germano. Para ele, ações como essa fortalecem a cidadania, o cooperativismo e ajudam na tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

“Fiquei agradecido com a oportunidade de falar sobre esse assunto com jovens aprendizes, que estão no início da sua jornada profissional, então, são pessoas que estão recebendo o seu primeiro salário. E a recepção foi muito boa, estavam interessados no assunto, consegui tirar suas dúvidas sobre investimentos e apresentei opções de como fazer uma gestão melhor do nosso recurso”, reforçou Cayo.

Em Belo Horizonte (MG), as atividades precisaram ser adiadas para esta quinta-feira (25), finalizando o roteiro da cooperativa com uma palestra voltada para as mulheres da Comunidade Granja de Freitas, localizada na região leste da capital mineira, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Educação financeira

A Semana Enef é nacional e anual, realizada desde 2014 pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira. Seu objetivo é conscientizar os indivíduos sobre a importância do planejamento, para que desenvolvam uma relação equilibrada com o dinheiro, tomem melhores decisões sobre suas finanças e gerem um consumo consciente.

“A Semana Enef nos dá a oportunidade de difundir a educação financeira, trazendo para diferentes contextos a importância desse planejamento, ofertando melhores condições para lidar tanto com emergências quanto com bons momentos da vida, como viagens, cursos, entre outros”, afirma a Pessoa de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Instituto Sicoob, Edjar Júnior Barbosa. Outro fator importante, segundo ele, é a possibilidade de difundir o cooperativismo, já que o evento está incluso no 5º princípio cooperativista, que é ‘Educação, Formação e Informação’.

Sobre o Sicoob Engecred

O Sicoob Engecred foi fundado em abril de 2000. Hoje, com R$ 2,8 bilhões em ativos totais administrados e mais de 18,5 mil associados, figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A(bra) pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela Ernst & Young. Soma à sua trajetória, ainda, 12 premiações no Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, em rankings regionais e nacionais. Atualmente, possui agências físicas em Goiás e Minas Gerais, além de cooperados em outras 24 unidades da Federação, por meio da associação digital.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
(62) 99603-8754
comunicacao@sicoobengecred.com.br