Ao todo, 13 alunos do Colégio Estadual Dom Fernando I, em Goiânia (GO), participarão das aulas híbridas

O Sicoob Engecred, em parceria com a empresa Populos, lançou nessa segunda-feira (5) o projeto piloto ‘Geração Coop – conectando você com o futuro’, que visa oferecer formação em Tecnologia da Informação para estudantes da rede pública de ensino. Nesta primeira edição, com duração prevista de seis meses a um ano, foram selecionados 13 alunos do Colégio Estadual Dom Fernando I, em Goiânia (GO).

O programa, realizado por meio do Instituto Sicoob, reforça o sétimo princípio cooperativista: interesse pela comunidade. Segundo o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar, o nome Geração Coop já demonstra a importância do projeto. “Estamos apoiando a formação de novos profissionais com uma visão de mundo cooperativa, de praticar o bem e valorizar as pessoas. Compartilhar conhecimento e outras oportunidades de desenvolvimento econômico e social faz parte da nossa filosofia de gestão, do nosso jeito de ser, pois acreditamos que ações como essa podem mudar o mundo”, afirma.

De acordo com o gerente de TI da instituição financeira, Rodrigo Escorcio, o Geração Coop surgiu de uma necessidade de profissionais que atuem na área de tecnologia. “Precisamos de talentos e essa é uma grande oportunidade, porque não estamos falando de um mercado local, estamos falando de um mercado global. Nosso desejo é que os alunos abracem essa chance ofertada por esse projeto que nasceu para transformar vidas”, enfatiza.

O mesmo ponto também foi reforçado pelo gerente de serviços e operações da Populos, Matheus Aguiar, que acrescentou que uma das maiores dificuldades é, justamente, o acesso à formação em razão do alto custo. “Nós temos um déficit de 500 mil vagas até 2025. Além disso, os cursos de tecnologia são caros. Um treinamento, por exemplo, custa 2,5 mil dólares. Então, desse cenário surgiu a nossa parceria com o Sicoob Engecred”, explica. Segundo ele, foram cerca de dois anos conversando até estruturar todo o projeto.

Também participaram do lançamento do Geração o diretor administrativo e financeiro do Sicoob Engecred e coordenador do Instituto Sicoob, Ricardo Elias Sandri Wandscheer; a Pessoa de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Instituto Sicoob, Edjar Júnior Barbosa; o especialista de EUC e Cloud da Populos, Thiago Alves; e, além dos estudantes, a diretora do Colégio Estadual Dom Fernando I, Idaliza Brasil; e a coordenadora pedagógica, Alessandra Soares.

Sobre o Geração Coop

Representantes do Sicoob Engecred, Instituto Sicoob, Populos e do Colégio Estadual Dom Fernando I

O Geração Coop, por meio da parceria entre Sicoob Engecred, Instituto Sicoob e Populos, ofertará todo o apoio necessário para os estudantes participarem das aulas, que serão híbridas (presenciais e on-line), incluindo notebooks, mochilas, cadernos, além do deslocamento e refeições nos dias das aulas presenciais.

A partir dessa semana, os estudantes, que têm entre 15 e 18 anos, receberão treinamentos em TI e poderão aproveitar ao máximo o Populos University, com aulas focadas na infraestrutura do ambiente de TI, abrangendo as soluções dos parceiros da empresa, como Microsoft e Nutanix.

“O Geração Coop vai abrir muitas portas, não só para os alunos que estão participado agora, mas para os próximos. É uma oportunidade única de jovens desenvolverem habilidades técnicas e poderem, desde já, visar uma carreira executiva, abrangendo não só a técnica, mas o valor humano, pois não chegamos a nenhum lugar sozinhos, e a nossa cooperativa é a prova disso”, destaca Ricardo Elias.

Para a diretora Idaliza Brasil, é muito gratificante participar desse projeto piloto. “Nós precisamos de agentes interessados em inovação e nós, como educadores, devemos incentivar e promover aquilo que é bom, que fará a diferença na sociedade, aquilo que tornará nossos alunos, realmente, cidadãos de bem”, agradece.

Uma das participantes do Geração Coop é Maria Luiza de Oliveira, de 17 anos, que estava entusiasmada com o início do curso. “A minha expectativa é que eu possa crescer, me dedicar e aproveitar essa grande oportunidade que me foi dada para aprender e, futuramente, trabalhar na área de tecnologia”.

Na solenidade de lançamento do projeto, o diretor-presidente do Sicoob Engecred ainda enfatizou que essa é a primeira turma, e que o Geração Coop pretende avançar para outros setores, incentivando o estudo, a qualificação e oferecendo oportunidades para mais estudantes.

Por que começar pela TI?

A Tecnologia da Informação (TI) está presente em todas as áreas de atuação, se tornando o principal elemento transformador na dinâmica dos modelos de gestão de diversas empresas. É impossível, atualmente, pensar em algo que não atue também no digital. Essa mudança foi vista de maneira gradativa, porém potencializada nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de TI esteve entre os melhores desempenho da economia latina em 2022, com crescimento de 12,3%. No Brasil, a TI está presente até mesmo no campo, oferecendo suporte avançado para o agronegócio, que representa 25% do PIB nacional.

Em Goiás, o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) realizou um estudo de cálculo do PIB goiano de 2022 e, segundo os dados apresentados, foi registrado o crescimento de 6,6%, superando a expectativa de crescimento do PIB Nacional, que é de 2,9%. De acordo com o governo estadual, esse é o maior avanço registrado em Goiás nos últimos doze anos. Apesar de não ter um dado específico sobre TI no estado, o crescimento e a valorização do mercado atraem cada vez mais novos empresários. Assim, a procura por profissionais de TI só cresce a cada ano e rapidamente o ramo é destaque para quem deseja investir em um novo negócio. Ao mesmo tempo, conforme reforçado anteriormente, a profissionalização é uma das grandes dificuldades desse setor.

Assim, o projeto Geração Coop foi pensado para suprir uma demanda de mercado ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, por meio da cooperação.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
(62) 99603-8754
comunicacao@sicoobengecred.com.br