Argemiro Mendonça passa a ocupar a 2ª vice-presidência da Central Sicoob Uni

O então vice-presidente, André Luiz Baptista Lins Rocha, assumiu a presidência do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, nessa quinta-feira (28), durante reunião realizada no restaurante Reserva 35, em Goiânia (GO). A transmissão de cargo se deu porque Argemiro Antônio Fontes Mendonça, que presidia o Conselho desde 2018, passa a ocupar, a partir de hoje (29), a 2ª vice-presidência do Conselho de Administração da Central Sicoob Uni.

“Tive a honra de ser presidente do Conselho de Administração e finalizo minha passagem nesta posição com a sensação de que cumprimos com as expectativas. Superamos as metas estabelecidas e, de alguma forma, contribuímos com a trajetória da nossa cooperativa, além de ser uma enorme realização no meu plano pessoal”, afirmou Argemiro Mendonça.

Membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, da Câmara Consultiva e da Thutor

Ele explicou que o encerramento precoce do seu segundo mandato à frente do Conselho justifica-se pela oportunidade de assumir um posto relevante na Central Sicoob Uni, não sendo possível acumular as duas funções. Contudo, informou que permanecerá como conselheiro do Sicoob Engecred. Ainda segundo Argemiro, esse novo momento permite colocar as experiências adquiridas à disposição de outras singulares do sistema, apoiando o desenvolvimento do cooperativismo financeiro.

Ao final da reunião, Argemiro Mendonça foi homenageado pelos cinco anos dedicados ao Sicoob Engecred como presidente. No período em que ele ocupou o cargo, de 2018 a 2023, a cooperativa teve um salto de 514% em ativos totais e de 326% no resultado operacional, entre outros marcos expressivos.

Homenagem ao diretor-presidente

E como último ato enquanto presidente do Conselho, Argemiro Mendonça e os demais conselheiros também fizeram uma homenagem ao diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar, que completou 20 anos na Diretoria Executiva da cooperativa. Na ocasião, membros do Conselho se pronunciaram e destacaram o importante papel que Fabrício tem desempenhado para o crescimento sólido e sustentável da instituição.

“Eu fico lisonjeado com todas as palavras proferidas e pela amizade que construímos ao longo desse tempo. É emocionante receber essa homenagem, principalmente, porque eu não esperava. Meu maior presente, sem demagogia, é estar com vocês construindo essa história. E estendo essa homenagem a todos os nossos colaboradores, aos meus pares de Diretoria e aos membros do Conselho, que nos ajudam dia a dia nesta jornada”, afirmou emocionado o diretor-presidente.

Nova gestão do Conselho de Administração

Diretoria Executiva, presidente e vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred

Formado em Engenharia Civil e com MBA em Gestão Empresarial pela Esup/FGV, André Rocha acumula vasta experiência no mercado, inclusive, como o primeiro presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred (2000 -2006). Ocupou os cargos de diretor comercial da A.M. Engenharia e Construção Ltda, de 1993 a 2004, e de presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg), entre 2004 e 2007. Atualmente, é presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçucar); vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/GO; 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); diretor da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), além de exercer cargos da alta administração em outras entidades.

Como presidente do Conselho do Sicoob Engecred, André ressalta que o grande desafio será dar continuidade ao excelente trabalho construído pelo Argemiro juntamente com a Diretoria. “Os atores permanecem, houve apenas uma mudança de posições. Nossa instituição, há muitos anos, tem se destacado, não só pela governança e pelos resultados – tanto os financeiros, quanto os prêmios que temos recebido na Área de Gestão de Pessoas –, mas também por ser uma cooperativa à frente do tempo, é isso que precisamos dar seguimento. E o que nos dá segurança para cumprir esse desafio é ter uma equipe maravilhosa de colaboradores, diretores e conselheiros, que podem, literalmente, com os seus conselhos, nos orientar com as estratégias corretas”, afirmou.

André Rocha e José Leandro Resende. Foto: Leonardo Macedo

Durante a reunião de posse do novo presidente, o conselheiro José Leandro Resende foi nomeado como vice-presidente do Conselho de Administração. Eles permanecem no cargo até a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2025, quando se encerra o mandato atual. O órgão colegiado, encarregado pelo direcionamento estratégico do Sicoob Engecred, estabelece diretrizes, planos e metas para garantir a adequada e eficaz consecução dos objetivos estatutários da cooperativa, bem como o fortalecimento do Sicoob.