Projeto visa formar profissionais para o mercado de Tecnologia da Informação, que possui um déficit de 797 mil vagas até o ano de 2025

O projeto Geração Coop, desenvolvido pelo Sicoob Engecred e pela empresa Populos, em parceria com o Instituto Sicoob, está formando 13 alunos da rede pública de Goiânia (GO) em Tecnologia da Informação. Neste contexto, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, os estudantes, que têm entre 15 e 18 anos, tiveram uma experiência única: uma imersão na sede da empresa de tecnologia, em São Paulo (SP).

Um dos responsáveis pelo projeto e por levar os estudantes nessa viagem é o gerente de TI do Sicoob Engecred, Rodrigo Escorcio, que explicou que o Geração Coop surgiu de uma necessidade de profissionais que atuem na área de tecnologia. “Precisamos de talentos e essa é uma grande oportunidade, porque com essa etapa em São Paulo os alunos conseguiram visualizar que não estamos limitados e falando de um mercado local, ou seja, somente de Goiás, mas de um mercado globalizado. Estamos muito felizes por vê-los tão empenhados e dedicados nesse projeto que nasceu para transformar vidas”, enfatizou.

Para o gerente de serviços e operações da Populos, Matheus Aguiar, um dos responsáveis pela parte técnica do projeto, essa fase foi fundamental para os estudantes compreenderem a dimensão do programa. “O Geração Coop vai abrir muitas portas. O nosso objetivo com este projeto é ofertar todo o treinamento e desenvolvimento desses alunos, para que eles possam enxergar novas possibilidades e, assim, em breve, serem profissionais qualificados e atuarem no mercado ao nosso lado”, pontuou.

Déficit de mão de obra qualificada

Segundo um estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, o mercado vai gerar 797 mil vagas na área de tecnologia.

Ainda de acordo com a associação, a busca pelos cursos na área de tecnologia é baixa. Há pelo menos 2,4 candidatos por vaga nos cursos de Tecnologia da Informação, e apenas 24,85% são aprovados. Além disso, conforme o levantamento, nas instituições privadas, 39% dos estudantes acabam desistindo dos cursos. Outro ponto que pode ser reforçado, segundo Matheus Aguiar, são os valores dos cursos. Um treinamento, por exemplo, custa 2,5 mil dólares. “Então, desse cenário surgiu a nossa parceria com o Sicoob Engecred e o Instituto Sicoob”, afirmou.

Geração Coop

O Geração Coop, por meio da parceria entre Sicoob Engecred, Instituto Sicoob e Populos, teve início em junho deste ano, oferecendo todo o apoio necessário para os estudantes participantes. As aulas são híbridas e focadas na infraestrutura do ambiente de TI, abrangendo as soluções dos parceiros da empresa de tecnologia, como Microsoft e Nutanix.

Para a estudante Linda Letícia, de 18 anos, uma das participantes do projeto, essa é uma experiência única e surpreendente. “A oportunidade está sendo indescritível. Estamos recebendo e absorvendo tanto conhecimento em tão pouco tempo, que é incrível. Estamos vivenciando a experiência de estar em contato com novas oportunidades, além dos nossos professores e profissionais da Populos estarem compartilhando suas experiências conosco”, agradeceu.

Sobre o Sicoob Engecred

O Sicoob Engecred foi fundado em abril de 2000 e figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A(bra) pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela Ernst & Young. Atualmente, possui agências físicas em Goiás e Minas Gerais, e mais de 20 mil cooperados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio da associação digital.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
(62) 99603-8754
comunicacao@sicoobengecred.com.br