Apenas sete cooperativas foram certificadas em Goiás, sendo cinco do ramo de crédito

O Sicoob Engecred recebeu, na última quinta-feira (7), o Selo de Reconhecimento no nível ‘Compromisso com a Excelência’, no âmbito do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023. O certificado, entregue ao diretor-presidente da cooperativa, Fabrício Modesto Cesar, simboliza a jornada da instituição na promoção da qualidade e competitividade do modelo de negócio cooperativista, além de destacar as boas práticas de identidade, governança e gestão desenvolvidas.

“É uma honra recebermos esse selo, pois reconhecemos a importância da busca pela excelência na gestão, sempre com interesse genuíno nas pessoas. Eu gosto muito de citar a Filosofia de Gestão que adotamos, baseada nos pilares Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar, porque levamos isso muito a sério em nosso dia a dia. Até o ano passado, estávamos aqui nos ‘Primeiros passos’, mas decidimos ir adiante. E seguiremos aprimorando nossos processos em busca do troféu, pois acreditamos que é necessário se lançar a novos desafios para sempre fazer melhor”, destacou Fabrício.

Das 310 cooperativas que se inscreveram para essa edição, 166 foram certificadas. Em Goiás, apenas sete receberam o selo, sendo cinco do ramo de crédito. Os certificados de excelência foram entregues pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, em cerimônia realizada no Sescoop/GO.

Sobre a avaliação

Na primeira etapa, as cooperativas tiveram que preencher o formulário de autoavaliação e enviar os documentos solicitados para a análise de evidências. Já na segunda fase, foram realizadas visitas virtuais para validação das informações disponibilizadas pelas instituições. Por último, além da análise qualitativa dos dados apurados nas visitas, a banca julgadora deu o seu parecer.

No Sicoob Engecred, o preenchimento do formulário de autoavaliação ficou à cargo do Comitê de Melhoria de Gestão, composto por colaboradores de várias áreas da cooperativa. “O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) visa a promoção de boas práticas, promovendo o aperfeiçoando de processos internos. É uma ferramenta que possibilita o envolvimento de diversas lideranças da instituição e suas equipes em prol da excelência em gestão”, destacou a coordenadora do comitê e gerente da Central de Relacionamento com Associado (CRA), Jennyfer Torres.

A gerente da Área Jurídica e de Governança Corporativa, Priscila Pulcineli, também pontuou que o selo é consequência do compromisso assumido pelo Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comitês Estratégicos e Táticos e colaboradores na melhoria contínua dos processos internos. “Essa certificação é um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido em conjunto. E é muito gratificante saber que a cooperativa está no caminho certo, crescendo e trazendo bons resultados para seus cooperados e sociedade”, ressaltou Priscila.