AGNs e AGO deste ano estrearam modelo de apresentação por vídeo para evidenciar os resultados positivos da cooperativa 

O Sicoob Engecred realizou, na última quarta-feira (20), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) semipresencial, em Goiânia (GO), encerrando o ciclo de assembleias iniciado no dia 13 deste mês. Representando cooperados de seus respectivos núcleos, 22 delegados participaram da reunião. Na oportunidade, houve a ratificação dos votos dos associados e da aprovação da pauta, que se deu por ampla maioria durante as Assembleias Gerais de Núcleos (AGNs).

Promovida a partir da Unidade Administrativa (UAD) da cooperativa, no Setor Oeste, na capital goiana, a AGO teve a participação presencial de delegados dos Núcleos de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, e virtual de delegados de outras localidades por meio do aplicativo Sicoob Moob. As assembleias deste ano estrearam o modelo de apresentação por vídeo, padronizando e otimizando a prestação de informações aos cooperados e delegados de todos os pontos de atendimento.

Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi realizada na sede do Sicoob Engecred, em Goiânia (GO), em formato semipresencial

A mesa diretiva da AGO foi composta pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, André Luiz Baptista Lins Rocha, e pelo diretor-presidente, Fabrício Modesto Cesar. Membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva também participaram da assembleia, de forma presencial ou remota.

De forma virtual, o presidente da Central Sicoob Uni, Raimundo Nonato Leite, destacou a relevância do Sicoob Engecred no cenário regional. “É uma cooperativa modelo para a nossa Central, que hoje é composta por 20 cooperativas. Temos nos beneficiado muito disso, tanto pela expertise técnica quanto pelos novos modelos de negócio aplicados”, afirmou. Além dele, participou, presencialmente, a diretora de Controle e Risco na Central Sicoob Uni, Cristina Estrela Arantes.

Pautas

Durante as AGNs e a AGO, houve a apresentação da prestação de contas dos órgãos de administração de 2023; do resultado financeiro do mesmo período, sua destinação e fórmula de cálculo; do plano de atividades de 2024; das diretrizes de remuneração dos membros dos órgãos sociais; do plano de sucessão e do processo eleitoral do Conselho Fiscal. Todos os pontos foram aprovados.

Ocorreu, ainda, a aclamação da única chapa inscrita no processo eleitoral do Conselho Fiscal. Os novos integrantes, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2027, são Fernando de Freitas Mesquita, José Tarcísio Caixeta e Valéria Sahium de Sá Ferreira, como conselheiros fiscais efetivos, e o Gabriel Cavalcante Moura, como conselheiro fiscal suplente. A posse ocorrerá após os nomes serem homologados pelo Banco Central do Brasil (BCB).

AGNs

A AGO foi realizada após a conclusão da série de AGNs iniciada no último dia 13, com a assembleia que reuniu cooperados de Goiânia (GO) e Aparecida de Goiânia (GO). O formato semipresencial adotado para essa AGN também proporcionou a participação dos associados da modalidade digital. Em seguida, ocorreram os eventos nos municípios mineiros de Uberlândia (15), Montes Claros (18) e Belo Horizonte (19).

Associado ao Sicoob Engecred, em Goiânia, há oito anos, o empresário Fernando Maia, do Grupo Saga, ressaltou a importância da gestão democrática para o desenvolvimento da instituição. “Ter essa oportunidade de participar da assembleia é extremamente relevante. É uma forma de democratizar esse processo. As cooperativas de crédito se desenvolveram muito nos últimos anos. Então, estar aqui é o exercício de um direito e, além disso, de um dever. Então, eu me sinto muito satisfeito de fazer parte disso”, disse Maia.

 

Já o empresário Calil Musse, da ABL Prime, destacou positivamente o novo formato de divulgação das informações aos cooperados e a utilização do Sicoob Moob para a apreciação das pautas. “A apresentação por vídeo foi muito didática, fácil de entender. É algo diferente, que pretendo adotar nas prestações de contas da nossa empresa. Outro ponto positivo foi o uso do aplicativo para a votação. O acesso foi muito simples e prático”, elogiou ele, que é associado do Núcleo Cidade Empresarial, de Aparecida de Goiânia (GO).