Cobertura protege recursos em caso de imprevistos como falência ou liquidação judicial

Investir com segurança e garantia de bom negócio é fundamental para quem valoriza o próprio dinheiro. Pensando nisso, as cooperativas de crédito, como o Sicoob Engecred, dispõem de proteção para depósitos e investimentos, no valor de até R$ 250 mil por associado. A cobertura é assegurada pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e previne eventuais perdas causadas por imprevistos, protegendo as aplicações de pessoas físicas e jurídicas.

Criado em 2014 para igualar as condições de competitividade com os bancos comerciais, o FGCoop é administrado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e contribui para tornar o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) mais sólido e confiável. Com ele, os recursos dos depositantes e investidores correm menos riscos, pois têm garantia de devolução em casos de problemas como falência ou liquidação judicial, até a quantia limite por beneficiário.

Fortalecimento

Os bancos cooperativos também são associados ao FGCoop. O fundo faz parte de uma ampla rede que protege o Sistema Financeiro Nacional (SFN), contribuindo para o fortalecimento dessas instituições. Isso se dá de duas formas: a primeira é a prevenção, com o monitoramento do desempenho das instituições associadas, visando acompanhar a saúde financeira do setor; enquanto a segunda é o saneamento, com a prestação de assistência financeira para cooperativas em risco de descontinuidade.

Aplicações protegidas

A segurança proporcionada pelo FGCoop está ao alcance dos cooperados do Sicoob Engecred. A cooperativa oferece ótimas opções de aplicações, com rentabilidade acima da média e liquidez, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Saiba mais:

• Recibo de Depósito Cooperativo (RDC): é uma aplicação de renda fixa que proporciona uma rentabilidade que corresponde aos intervalos e condições previamente pactuados entre cooperado e cooperativa. Esse investimento oferece maior segurança e previsibilidade quanto aos rendimentos que serão recebidos;

• Letra de Crédito do Imobiliário (LCI): é um título emitido pela cooperativa para fomentar o setor imobiliário. No Sicoob Engecred, ofertamos duas modalidades de contratação da LCI: a pós-fixada e a pré-fixada. Livre de impostos para pessoa física, essa é uma opção de baixíssimo risco, que traz diversificação e segurança que podem impulsionar a sua possibilidade de retorno;

• Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): é um título emitido pela cooperativa para fomentar o setor do agronegócio. No Sicoob Engecred, ofertamos duas modalidades de contratação da LCA: a pós-fixada e a pré-fixada. Assim como a LCI, também é livre de impostos para pessoa física e possui baixo risco, além de possibilidade de diversificação e segurança;

• Depósitos de Poupança: essa opção, por sua vez, é uma conta de depósitos que tem o propósito de estimular a economia e a responsabilidade financeira. Ela é uma das formas de investimentos mais tradicionais, sem burocracias e com rentabilidade garantida. Está disponível no Sicoob Engecred para cooperados e não cooperados.

Para saber mais, fale com o seu gerente ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Associado (CRA) pelo 0800 943 3299 ou 4000-2106. E se você ainda não é nosso cooperado, associe-se e venha aproveitar os benefícios do cooperativismo no Sicoob Engecred 3299, uma das instituições financeiras cooperativas mais sólidas do país.