Saiba mais sobre essa modalidade de renda fixa que é exclusiva das cooperativas de crédito
Em um cenário de alta da taxa básica de juros, a Selic, a busca por investimentos em renda fixa cresce cada vez mais. Nesse contexto, o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) se destaca como uma alternativa sólida e acessível. Essa modalidade, exclusiva das cooperativas de crédito, é semelhante ao Certificado de Depósito Bancário (CDB) – une previsibilidade de retorno e maior rentabilidade.
Ao investir em RDC, o cooperado empresta recursos à cooperativa de crédito em troca de uma remuneração, que pode ser prefixada, pós-fixada (geralmente atrelada ao CDI) ou híbrida. A rentabilidade é definida no momento da aplicação, e o investidor pode escolher entre opções com liquidez diária ou com vencimento em prazo determinado.
Vantagens do RDC
- Baixo risco: por ser um investimento de renda fixa, em que há previsibilidade de retorno, apresenta risco reduzido;
- Boa rentabilidade: com a alta da Selic, o RDC se torna ainda mais atrativo, uma vez que seu rendimento geralmente está atrelado ao CDI, que é influenciado pela taxa básica de juros;
- Possibilidade de liquidez diária: algumas opções de RDC oferecem liquidez diária, permitindo que o investidor resgate o valor a qualquer momento, sem perda de rendimento;
- Cobertura do FGCoop: o RDC é protegido pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), com cobertura de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição financeira, assim como o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) nos bancos tradicionais.
Quem deve investir em RDC?
O RDC é ideal para investidores com perfil conservador, ou seja, que priorizam a preservação do capital e aceitam rentabilidade menor em troca de mais segurança. No entanto, qualquer tipo de investidor (do moderado ao arrojado), que deseja criar uma reserva de emergência, por exemplo, pode optar pelo RDC com liquidez diária.
Além disso, o produto é indicado para quem quer diversificar a carteira de investimentos em ativos de renda fixa e valoriza os princípios do cooperativismo financeiro. Isso porque os recursos aplicados em RDC são captados pelas cooperativas e utilizados em atividades financeiras do ramo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.
RDC x CDB: qual a diferença?
Embora sejam semelhantes, o RDC é exclusivo para associados da cooperativa, enquanto o CDB está disponível para clientes de bancos tradicionais. Na prática, ambos funcionam de forma parecida. A diferença é que, no RDC, além dos rendimentos da aplicação, o valor investido também pode servir como critério para o cálculo das sobras, resultado distribuído anualmente entre os cooperados. Assim, o ganho se torna maior.
Além disso, mais do que um investimento seguro e rentável, o RDC é uma forma de aplicar com propósito, alinhando objetivos financeiros a valores como cooperação, responsabilidade e crescimento conjunto. Com mais recursos circulando nas regiões onde as cooperativas atuam, é possível fortalecer negócios locais e, assim, contribuir para o desenvolvimento de comunidades.
RDC Especial 150% do CDI
Agora que você já conhece as vantagens do RDC, dê o primeiro passo para seu dinheiro render mais! Aproveite o RDC Especial 150% do CDI bruto, disponível no Sicoob Engecred tanto para novos associados quanto para cooperados da instituição que nunca aplicaram em RDC.
Se você já é cooperado do Sicoob Engecred, acesse o App Sicoob > Menu > Investimentos > Renda Fixa > Aplicação > RDC Especial e invista agora mesmo. Se ainda não é associado à cooperativa, abra sua conta usando o código 3299RDC150 e aproveite essa oportunidade! Clique aqui e consulte as condições.