Veja orientações práticas para fortalecer o seu planejamento pessoal

Com a chegada do 13º salário, muitos trabalhadores começam a planejar o destino do recurso extra. Em um cenário marcado pela alta inadimplência e pelos juros elevados no cartão de crédito e no cheque especial, destinar parte desse dinheiro para regularizar a vida financeira pode evitar problemas maiores nos próximos meses. Por isso, a orientação mais indicada nesse período é priorizar o acerto das contas.

Em julho de 2025, o Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, estimou que 71,37 milhões de brasileiros estavam com o nome negativado, o que representa 42,91% da população adulta do país.

O gerente de tesouraria do Sicoob Engecred, Elivelton Higor Silva, destaca que o fim de ano pode ser um período estratégico para reorganizar o orçamento. “A orientação é sempre priorizar a regularização das dívidas, porque elas comprometem o fluxo financeiro e a qualidade de vida. Mas, após esse passo, o 13º pode – e deve – ser usado para iniciar um planejamento mais sólido”, afirmou.

Invista parte do seu 13º

Depois de regularizar as dívidas mais urgentes, o 13º também abre a possibilidade de ser um importante aliado para quem deseja começar a investir ou fortalecer sua reserva financeira. Elivelton Higor destaca que existem alternativas acessíveis e seguras para associados que querem usar o dinheiro de maneira estratégica, seja pensando em curto, médio ou longo prazo.

“No Sicoob Engecred, oferecemos um portfólio completo de soluções de investimento em renda fixa e variável, sempre com acompanhamento para ajudar o cooperado a escolher o melhor caminho”, destacou.

Segundo ele, mesmo valores menores podem ter grande impacto quando aplicados de forma recorrente e com orientação adequada. “Investir é um hábito. Começar com o 13º salário é uma forma de transformar um recurso pontual em um projeto de vida”, completou.

Fortaleça sua reserva de emergência

Antes de migrar para aplicações de maior risco, é recomendável constituir uma reserva de emergência – um montante de fácil resgate para imprevistos. Para decidir onde aplicar, observe três pilares: liquidez (tempo de resgate), rentabilidade (retorno esperado) e risco (volatilidade). Entender esse tripé ajuda a escolher produtos alinhados a objetivos e prazos.

Com planejamento e orientação, o 13º salário pode deixar de ser apenas um alívio sazonal e se tornar o ponto de partida para uma rotina financeira mais equilibrada. Quem tiver dúvidas sobre as melhores opções pode procurar uma das agências do Sicoob Engecred para fazer simulações.