O PIX será uma funcionalidade extra dentro dos canais das instituições financeiras, uma nova opção no menu do app ou internet banking em que as pessoas e empresas poderão transferir dinheiro, fazer e receber pagamentos em menos de 10 segundos. Essa inovação do Banco Central gerou expectativa e a adesão de mais de 30 milhões de clientes e cooperados só na primeira semana de cadastramento, entre 5 e 13 deste mês.

Para acessar o serviço de pagamentos instantâneos é necessário fazer o cadastro na instituição financeira na qual possui conta. O processo de inclusão no sistema é feito pelo cliente ou cooperado por meio de confirmação à instituição de que quer fazer parte do PIX. No momento do cadastro, o usuário define a sua chave PIX que vai passar a identificar sua conta no sistema.

O que é a chave PIX e como ela funciona?

A chave PIX representa o endereço da sua conta no sistema de pagamentos instantâneos, da mesma forma que um número identifica a pessoa em um documento, ou o e-mail identifica o endereço de alguém na Internet para receber mensagens.

A chave PIX vincula o código cadastrado às informações completas que identificam a conta corrente do cliente e/ou cooperado: identificação da instituição financeira ou de pagamento, com o número da agência, número da conta e tipo de conta.

Como cadastrar a chave PIX no Sicoob

No Sicoob, o cadastro da chave PIX é feito por meio do aplicativo App Sicoob. Mas, para fazer o registro da chave, é preciso confirmá-la por meio de um código enviado por SMS ou e-mail.

Com o intuito de evitar fraudes, a confirmação do registro de uma chave PIX não pode ser feita por contato telefônico ou por link enviado por SMS ou e-mail.

É possível registrar até 5 chaves no PIX (Pessoa Física) ou 20 (Pessoa Jurídica) utilizando-se os seguintes dados:

• Número do telefone celular (é possível registrar mais de um celular)
• Número do CPF ou CNPJ
• Endereço de e-mail (é possível registrar mais de um e-mail)
• Chave aleatória (gerada pelo aplicativo com números, letras e símbolos. É possível cadastrar uma única chave ou gerar uma a cada vez que for compartilhá-la com alguém, apagando a anterior)

Cinco passos em um minuto

No Sicoob o cadastro é rápido e fácil.

1 – Acesse a opção PIX no aplicativo do Sicoob
2 – Clique em Cadastrar Chave
3 – Escolha sua chave PIX
4 – Insira o token de confirmação
5 – Pronto! Chave cadastrada com sucesso.

Como o PIX pode ajudar a Pessoa Jurídica

O cadastro da chave do PIX traz muitas vantagens. O PIX oferece facilidade e praticidade para o pagador com a conclusão da venda mais rápida. O resultado previsto é um cliente mais satisfeito com o seu serviço, o que impacta positivamente o seu negócio. Além disso, o custo por transação de débito tende a diminuir.

Contudo, vale ressaltar que com o PIX não é possível parcelar o valor da venda. Ele é uma modalidade de pagamento instantâneo, ou seja, é mais uma opção de venda à débito, assim como o TED, DOC, boleto e o cartão de débito.

Empresas poderão fazer recebimento com QR Code. No PIX, há dois modelos de QR Code: QR Code Estático, no qual é obrigatório preencher o valor, sendo este recomendado quando o preço for igual sempre; e QR Code Dinâmico, no qual é opcional colocar o valor da transação. Neste caso, o pagador deverá inserir manualmente o valor a ser pago.

Para esse tipo de transação, basta acessar o App Sicoob e gerar um QR Code. O lojista, por exemplo, poderá disponibilizar placas na sua loja para que o cliente escaneie com a câmera do celular e realize o pagamento rapidamente. Lembrando que, para quem vende diversos produtos, o ideal é gerar um QR Code Dinâmico para inserir o valor na hora da transação.

A gestão de vendas feitas pelo PIX é fácil. A cada pagamento recebido, você receberá uma notificação. Além disso, as transações com PIX já virão com a identificação do pagador e as demais informações que ele quiser compartilhar com você. Assim, você pode visualizar e identificar todos os recebimentos no extrato da sua conta pelo App Sicoob.

Expansões para 2021 já estão previstas

A possibilidade de compra de ativos utilizando o novo serviço já foi anunciada pelo Banco Central para o ano que vem. Assim, será possível, por exemplo, adquirir imóveis e carros de maneira mais prática. A medida tem como objetivo facilitar o processo e integrar o sistema de transferência de posse às ordens de pagamento.

Em 2021, o PIX também deve trazer outras novidades como a possibilidade de parcelar compras e efetuar pagamentos por aproximação do celular utilizando a tecnologia NFC, que permite a troca de informações entre um dispositivo e outro de forma rápida e prática. A função de saque direto no varejo com códigos QR, que poderão ser escaneados em determinados estabelecimentos para possibilitar a transação dispensando o uso de caixas eletrônicos, também está na lista.

Ainda segundo o Banco Central, futuramente, o PIX deverá possibilitar transferências internacionais e débito automático. Estas funcionalidades já estão sendo estudadas, mas ainda não têm data prevista de lançamento.

Para saber mais sobre o PIX, confira post publicado em nosso blog.

Quer mais informações sobre o Sicoob Engecred? Acesse o nosso site.