Por Denise Rodrigues de Souza

Existe relação entre a satisfação do colaborador no emprego e os resultados da empresa? Claro que sim! E a relação é direta, já comprovada por estudos. Em 2018, a Universidade da Califórnia divulgou uma pesquisa mostrando que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com os colegas.

Por isso, as empresas investem mais e mais na felicidade do colaborador. Quanto mais engajado o funcionário estiver com o negócio, maior é a lucratividade. É uma matemática em que todos ganham. Assim, não pode passar despercebida em nenhuma organização, seja ela pequena, média ou grande.

Um caminho viável a ser percorrido passa por um novo modelo de gestão de pessoas. No Sicoob Engecred, por exemplo, o modelo utilizado é baseado no interesse genuíno nas pessoas. Sãoetapas simples que propõem o desafio de ir além, unindo o público interno em um mesmo propósito, trabalhando efetivamente quatro pilares: acreditar, praticar, melhorar e compartilhar.

Essa filosofia de gestão é chamada “Felicidade dá lucro”. Colaboradores satisfeitos conseguem uma vida melhor, um trabalho mais próspero, proporcionam empresas mais sustentáveis e uma sociedade mais justa. Esse estilo propõe a transição do modelo tradicional para uma gestão mais participativa, com impacto na eficiência operacional, redução de custos e melhoria da qualidade dos serviços.

Todo esse programa está totalmente alinhado com a estratégia da instituição, que é baseada nos seguintes indicadores principais: satisfação dos colaboradores; excelência operacional; satisfação dos associados; e sustentabilidade.

Premiação e reconhecimento externo e interno

“Felicidade dá Lucro” é um modelo de gestão de resultados. Nos últimos cinco anos, o Sicoob Engecred, com sede em Goiás, foi classificado entre as melhores empresas para trabalhar no Centro-Oeste pelo ranking do Great Place to Work.

Só neste ano, a cooperativa foi classificada como a terceira melhor empresa para trabalhar no Centro-Oeste, na categoria Médias Empresas (de 100 a 999 colaboradores); conquistou sua segunda certificação consecutiva no ranking nacional Instituições Financeiras, como terceira colocada entre as cooperativas de crédito; e, ainda, figurou entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil, ocupando o 20º lugar na categoria Médias Nacionais, que reuniu 35 empresas classificadas.

Além da premiação do Great Place to Work por cinco anos seguidos, o investimento no colaborador e o consequente retorno para a cooperativa também foi medido por uma pesquisa de clima organizacional interna.

Pesquisa Grupom realizada no ano passado mostrou que os cooperados estão satisfeitos com o Sicoob Engecred. Os associados atribuíram 8,5 no índice de satisfação geral (de 0 a 10). O instituto fez pesquisas com 486 cooperados – homens e mulheres das mais diversas atividades profissionais.

É possível ser feliz trabalhando?

Quanto mais motivado, engajado e participativo, mais feliz é o colaborador. Quando ele trabalha satisfeito, com um sorriso no rosto, a dedicação é maior e, consequentemente, os resultados. Porém, a empresa precisa criar um ambiente no qual o funcionário venha a se sentir bem. Nada pode ser forçado.

O Sicoob Engecred, por exemplo, adota uma série de medidas para valorização de seu colaborador. A preocupação vem desde o primeiro contato com a instituição, assim que é contratado. Existe um Programa de Integração (processo de boas-vindas) para que ele tenha uma visão holística da cooperativa.

Os colaboradores também são inspirados a trabalharem por um propósito maior, que é auxiliar a sociedade no desenvolvimento econômico e na construção da cidadania. A própria missão da cooperativa deixa claro um de seus principais objetivos: gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e às suas comunidades.

Existe também a prática de encorajar o colaborador a falar e propor novas ideias. O profissional tem total autonomia para ser o ator principal de sua vida e, consequentemente, de sua carreira profissional. Desde os cargos iniciais ele é envolvido nas tomadas de decisões de gestão.

Agradecer pelo empenho é mais uma forma de motivar os trabalhadores. No Sicoob Engecred, eles são reconhecidos de diversas maneiras: Tempo de Casa, Programa de Participação nos Resultados (PPR) e o Prêmio Gratidão. São premiações em dinheiro e presentes diversos para os colaboradores.

Trabalhador protagonista de sua carreira

O Sicoob Engecred trabalha com a ideia de que o colaborador é protagonista de sua carreira. Para auxiliá-lo, a instituição criou o Programa de Gestão de Desempenho (PGD). O PGD estabelece metas e resultados de competências do colaborador, por meio da geração de pontos, num modelo 180º, em que o liderado avalia seu líder e vice-versa.

A nota do PGD é subsídio para tomadas de decisão importantes na empresa, desde a promoção e treinamento até o desligamento. Ela gera clareza sobre o nível em que o colaborador está na instituição: desenvolvido, em desenvolvimento ou muito aquém do desenvolvimento esperado.

A partir da geração da nota e do feedback, o colaborador, com auxílio de seu gestor, estabelece seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) personalizado. O PDI mostra os pontos de melhoria (gaps de desempenho) e o funcionário precisa buscar ações de capacitação para elevar seu desenvolvimento na cooperativa, como cursos, treinamentos, visitas técnicas, leitura de livros etc.

Por outro lado, o Sicoob Engecred apoia o desenvolvimento do colaborador por meio de subsídios para cursos diversos, como bolsas de estudo para pós-graduação, coaching, idiomas e certificações – de até 50%.

Entenda o valor da premiação GPTW

O Instituto Great Place to Work é uma empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho. É considerada uma autoridade no mundo do trabalho e especialista em transformar o clima organizacional nas companhias.

O prêmio Melhores Empresas para Trabalhar é distribuído anualmente pelo Instituto Great Place to Work, em 61 países ao redor do mundo. O ranking avalia as organizações em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem, sob o ponto de vista do colaborador. A premiação mede a satisfação dos trabalhadores em vestir a camisa da empresa.

Ficamos honrados e, claro, felizes por fazer parte deste universo GPTW nos rankings Centro-Oeste, Instituições Financeiras e 150 Melhores Empresas Nacional.

* Denise Rodrigues de Souza é gerente de Gestão de Pessoas do Sicoob Engecred.