O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, Argemiro Mendonça, e o diretor-presidente da cooperativa, Fabrício Modesto Cesar, estiveram em São Paulo, no último dia 07, para participar do ‘FG na prática cooperativista’. O encontro, realizado pela empresa de consultoria Thutor, reuniu líderes cooperativistas de várias regiões do Brasil para discutir práticas de gestão e liderança, além de soluções para o cooperativismo como um todo.

Na ocasião, Fabrício Modesto falou aos presentes sobre a importância do desenvolvimento das equipes e da atuação efetiva dos comitês no cotidiano corporativo. “A Governança tem que ser estruturada de modo que as equipes sejam autogerenciáveis. Além disso, precisamos destacar o papel fundamental dos comitês estratégicos e táticos, bem como o da Diretoria Executiva, que atua direcionando as ações a serem realizadas pelo nosso time, a partir das propostas elaboradas pelos conselheiros”. ponderou.

Ainda de acordo com ele, o Sicoob Engecred acredita e incentiva o protagonismo das pessoas no dia a dia e isso tem sido um fator primordial para o crescimento sustentável da instituição financeira nos últimos anos. “Na cooperativa, desde que começamos a praticar os quatro pilares da Filosofia de Gestão criada pelo Márcio Fernandes, que são ‘acreditar, praticar, melhorar e compartilhar’, passamos a ver nossos colaboradores mais felizes e a somar um resultado operacional com saltos expressivos ano a ano”, destacou.

Sucessão

Outro importante tópico abordado no evento foi ‘Sucessão’ e, como enfatizado pela Thutor, o Sicoob Engecred também foi destaque, levando ao conhecimento dos dirigentes presentes, por meio da explanação do CEO Fabrício Modesto, o foco de trabalho em duas camadas, sendo a primeira a de nível estratégico, sensibilizando e preparando o Conselho de Administração para identificar e capacitar cooperados com grande potencial e afinidade com os valores, propósitos e princípios da cooperativa para garantir sua perenidade e sustentabilidade.

“Na outra camada, correspondente aos demais níveis, o Sicoob Engecred vem de maneira pioneira atuando para ampliar o mapeamento de futuros sucessores para todos os cargos de liderança, abrindo não somente um horizonte altamente engajador para os colaboradores que almejam crescer na cooperativa, mas, também, alimentando o pipeline de crescimento da instituição como um todo”, complementou o vice-presidente de Operações da Thutor, André Lopes.

Por Assessoria de Comunicação