Modalidade de compra não exige valor de entrada e permite a aquisição de bens ou serviços com parcelas acessíveis e sem juros

Muitas pessoas sonham em conquistar a casa própria, comprar um veículo ou até mesmo fazer um curso no exterior. No entanto, a maioria não tem recursos em mãos para arcar com as despesas de forma integral, o que leva à procura por empréstimos, consórcios ou financiamentos.

Com a taxa Selic a 13,75%, os juros de empréstimos e financiamentos ficam menos atrativos. Diante desse cenário, surge o questionamento: vale a pena fazer consórcio? Por se tratar de um produto financeiro sem juros e com taxas de administração justas, pode ser uma boa opção para quem almeja adquirir um bem ou serviço de forma planejada e parcelada.

O que é consórcio e como funciona?

Trata-se de uma modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de formar poupança, por meio do pagamento de parcelas periódicas, para aquisição de imóveis, bens ou serviços. Assim, investindo um pouco por mês, é possível conquistar o sonho.

A adesão de uma pessoa a um grupo de consórcio ocorre por meio da assinatura de contrato de participação. Nesse documento, constam informações como o objetivo, valor, números de cotas, periodicidade do pagamento, taxas, entre outros.

É importante destacar que as administradoras de consórcios, que fazem a gestão desses grupos, precisam de autorização do Banco Central para operarem. Elas cobram uma taxa de administração pela prestação do serviço, que varia de acordo com cada empresa, modalidade de consórcio e prazo do plano.

Como acontece a contemplação?

Para eleger a pessoa que receberá a carta de crédito (ordem de faturamento emitida pela administradora, com a qual o consorciado irá adquirir o produto ou serviço), são realizados sorteios, conforme a periodicidade definida em contrato. De acordo com o recurso disponível em caixa, um participante do grupo é sorteado para receber a carta no valor do plano aderido, independentemente do número de prestações que tenha pago.

Caso o consorciado não tenha sido sorteado, ele ainda pode dar lances (possibilidade de antecipar parcelas do consórcio para concorrer à contemplação). Neste contexto, quem ofertar a maior quantidade de parcelas será contemplado, de acordo com as regras contratuais. O valor será abatido do saldo devedor do consorciado, caso a proposta seja a vencedora. Porém, a avaliação dos lances só ocorre depois da realização dos sorteios, pois a administradora precisa verificar o recurso disponível no fundo após a dedução dos créditos sorteados.

Vale ressaltar que o consorciado pode contar com um diferencial do Sicoob Engecred: financiar o valor do lance, a fim de aumentar as chances de contemplação.

Consórcio x Financiamento

O analista de produtos do Sicoob Engecred Leonardo Santos explica que, basicamente, a diferença entre as duas modalidades de compra está no tempo de espera para aquisição do bem ou serviço e no peso dos juros no valor final. “O consórcio possibilita a conquista de um veículo ou imóvel sem juros, entretanto, sem prazo estipulado para iniciar a utilização do bem. No financiamento, há aplicação de juros e o recebimento do bem adquirido é imediato ou com data predefinida”, afirma Leonardo.

Outra diferença é que em consórcios não é necessário dar um valor de entrada, como acontece nos financiamentos, nem apresentar garantias até a contemplação. Isso torna o processo menos burocrático. Em contrapartida, os financiamentos podem ser estendidos por mais tempo.

Enfim, vale a pena fazer consórcio? Depende. Essa modalidade de compra é indicada para quem deseja adquirir um produto ou serviço de forma planejada, já que o consorciado depende de um pouco de sorte para ser contemplado ou de recursos para dar um lance. A vantagem é que o consorciado tem flexibilidade para escolher planos que cabem no seu bolso e paga parcelas sem juros e com taxas de administração justas.

Consórcios do Sicoob Engecred

Promo Week Consórcio do Sicoob começou nesta quinta-feira (10) e segue até o dia 18 de novembro 

Se após a leitura desse blogpost você chegou à conclusão de que essa modalidade de compra é para você, então, te convidamos a conhecer as opções de consórcios do Sicoob Engecred: imóveis, carros, motos, bens duráveis (eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos e máquinas comerciais e industriais), serviços (procedimentos cirúrgicos e estéticos, viagens, cursos de especialização, festas de casamento) e muito mais.

Escolha o plano que mais combina com as suas necessidades para adquirir bens ou serviços com praticidade, planejamento, segurança e sem juros. E o melhor, com condições imperdíveis a partir de hoje (10). É que começou nesta quinta-feira (10) e segue até o dia 18 de novembro a Promo Week Consórcio do Sicoob, com 20% de desconto na taxa de administração*. Então, aproveite a menor taxa do ano para realizar seus sonhos. Clique aqui e fale conosco!

*A Promo Week Consórcio do Sicoob é válida para consórcios de automóvel, imóvel, moto e veículos pesados.