Conheça as previsões para este ano e quais as modalidades disponíveis no Sicoob Engecred para lhe ajudar a realizar seus planos

O cenário automobilístico está em alta desde 2020. A principal razão é a pandemia da covid-19, que afetou as cadeias globais de suprimentos – como a de microchips e semicondutores, essenciais para a produção veicular. “Isso fez com que os preços industriais ficassem bastante elevados, o que tem sido repassado, desde então, para os valores dos veículos”, explica a analista de economia e planejamento do Sicoob Engecred, Gabriela Fernandes.

Mas é possível prever como será em 2023? As cadeias de insumos ainda não estão totalmente estabilizadas, porém o cenário já está em um ritmo desacelerado no Brasil. Para a Bright Consulting, empresa de consultoria que atua no setor automotivo, os preços atingiram a estabilidade em 2022, devendo, no máximo, acompanhar a inflação em 2023.

“É até possível um recuo nos preços de transação pela maior oferta de incentivos no período. Dizemos que preço de lista não baixa, mas pode deixar de aumentar”, pontua o consultor da Bright, Cássio Pagliarini.

Nos EUA, a consultoria de investimentos J.P. Morgan fez um relatório que afirma que os preços dos carros usados devem cair entre 10% e 20%, e os carros novos de 2,5% a 5%. No entanto, preços mais baixos de veículos novos em 2023 podem não se traduzir em maior demanda, à luz do aumento das taxas de juros.

Ainda de acordo com o relatório, 2023 tem maior potencial para uma desaceleração nos preços industriais, devido à desaceleração econômica mundial, cenário que pode se repetir no Brasil.

Então, devo comprar um carro em 2023?

Para responder essa pergunta, é necessário avaliar todas as perspectivas. “Adquirir um veículo é uma decisão importante e são vários os aspectos que devem ser levados em conta, como a necessidade de trocar de carro naquele momento, a capacidade de pagamento, a expectativa de custos que terá com o bem e o planejamento financeiro em longo prazo”, explica Gabriela Fernandes.

A decisão é pessoal, mas é possível buscar meios para auxiliar na escolha da melhor opção para você e seu orçamento.

Financiamento x consórcio

Entre as alternativas está o financiamento, que é uma antecipação de crédito, ou seja, trata-se de um contrato entre quem precisa de dinheiro (pessoa física ou jurídica) e uma instituição financeira capaz de fornecê-lo (cooperativas e bancos).

Quem recorre a essa opção, consegue adquirir um veículo com condições facilitadas de pagamento, já que o interessado vai quitando a dívida aos poucos, em prestações acrescidas de juros. Um detalhe importante do financiamento é que o bem financiado é a garantia do negócio.

O Sicoob Engecred oferece essa opção para seus cooperados, com atendimento personalizado, adesão rápida e sem burocracia, taxas mais justas e financiamento de até 100% do valor do veículo. Porém, para quem não quer algo imediato e deseja ter mais tempo para se planejar, o consórcio é uma outra opção, já que, para ser contemplado, depende de um pouco de sorte ou de recursos para dar um lance.

Podendo ser classificado como um meio de autofinanciamento, pessoas físicas e/ou jurídicas se reúnem para formar um fundo em conjunto e viabilizar a aquisição de bens para todos os participantes. Inclusive, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), esta modalidade de compra está diretamente ligada com o desenvolvimento da indústria automobilística do Brasil, e seu formato como conhecemos, que inclui lances e sorteios, é considerado tipicamente brasileiro.

O Sicoob Engecred tem opções disponíveis, com vantagens de flexibilidade para que o consorciado possa escolher planos que cabem no seu bolso, além de parcelas sem juros e com taxas de administração justas.

Para Gabriela Fernandes, as duas opções dependem do perfil do indivíduo e dos seus objetivos futuros. “O consórcio tende a apresentar um custo total menor do que o financiamento, mas serve muito melhor a um indivíduo que não tem pressa para adquirir o bem, já que depende da contemplação. O financiamento, por sua vez, permite uma maior flexibilidade no que diz respeito a taxas, por exemplo”, pontua.

Para saber mais, fale com nossos consultores e faça o planejamento que melhor atender os seus objetivos e metas.

Ainda não é um cooperado Sicoob Engecred? Associe-se e não deixe de aproveitar taxas mais justas e opções personalizadas para você.