Iniciativa foi promovida pelo Comitê Tático de Sustentabilidade da cooperativa, no Centro de Distribuição da Novo Mundo

O Sicoob Engecred, por meio do Instituto Sicoob, realizou uma ação com alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Francisco Maria Dantas, na última sexta-feira (2), no Centro de Distribuição da Novo Mundo, em Goiânia (GO). A iniciativa faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Comitê Tático de Sustentabilidade da cooperativa.

A parceria entre o Sicoob Engecred e a Novo Mundo reflete a preocupação que as empresas têm em cooperar para um futuro mais sustentável. Por isso, ambas se uniram para promover uma manhã de ensinamentos práticos sobre o cuidado com o meio ambiente, dando ênfase a temas como o descarte ecológico, o reflorestamento e a horticultura.

“Nosso objetivo é mostrar para as crianças o que elas podem fazer para melhorar o meio em que estão. A escola já faz esse papel, mas nos unimos ao Grupo Novo Mundo com o intuito de solidificar o aprendizado que elas têm para que consigam praticar isso em suas casas”, afirma Mariana Silva, uma das membras do Comitê Tático de Sustentabilidade do Sicoob Engecred.

Desenvolvimento consciente

Estudantes plantam mudas de árvores durante ação da Semana do Meio Ambiente 

Durante o encontro, os estudantes puderam visitar o centro de distribuição e entender como é feita a logística das mercadorias; conhecer a horta da empresa; além de plantar e levar para casa mudas de árvores. Eles ainda tiveram duas refeições no local: café da manhã e almoço. A programação faz parte do projeto ‘Semeadores do Amanhã’, uma iniciativa da Novo Mundo que visa contribuir para uma sociedade mais sustentável.

“O projeto é uma forma de abrirmos as portas para que a comunidade entenda que o nosso serviço não é apenas vender produtos, mas que existe muito por trás disso. Temos uma preocupação com o desenvolvimento da sociedade, que precisa acontecer de forma consciente. É importante cuidar do meio ambiente para que exista um futuro melhor para todos nós”, afirma o engenheiro ambiental da Novo Mundo Jhonatan Pinheiro, responsável pelo ‘Semeadores do Amanhã’.

O professor do Cepi Francisco Maria Dantas, Rander Soares, também destacou a importância da visita, que possibilitou que os alunos conhecessem o ambiente empresarial e, também, fizessem uma comparação com a horta que cultivam na escola, que tem o apoio do Instituto Sicoob. “Não há nada melhor do que instigar a curiosidade do aluno para desenvolver seu aprendizado. Quando você tira o estudante de sala de aula e traz para outro ambiente, isso acontece”, explica Rander.

Sustentabilidade

Além da ação realizada na sexta-feira (2), o Comitê Tático de Sustentabilidade do Sicoob Engecred programou outras atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente, como a disponibilização de um kit sustentável para que os filhos dos colaboradores possam montar um binóculo reciclável; entrega aos cooperados de um lápis semente, que ao final de sua vida útil pode ser plantado diretamente na terra; e uma palestra sobre energia solar fotovoltaica para os profissionais da cooperativa, marcada para esta quarta-feira (7).