Confira as razões que tornam ser um cooperado mais vantajoso que ser um cliente

Para falar sobre as vantagens de ser um cooperado, primeiramente, precisamos explicar sobre o cooperativismo, que é um movimento que tem como propósito conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

Ele está estruturado em sete ramos: agropecuário; infraestrutura; saúde; consumo; trabalho, bens e serviços; transporte; e, ainda, crédito. E sua atuação em todos os segmentos é norteada pelos seguintes princípios: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.

Cliente x cooperado

Observando os princípios cooperativistas, podemos citar alguns dos benefícios de uma pessoa se associar a uma instituição financeira cooperativa. No caso do Sicoob Engecred, que atua no ramo de crédito, a participação econômica é um dos principais atrativos, pois, além de contar com produtos e serviços com taxas mais justas, ao final do exercício o cooperado pode receber sobras, proporcionalmente às suas movimentações na cooperativa.

Outro ponto de destaque é a gestão democrática. Enquanto em um banco tradicional as decisões são tomadas por aqueles que têm mais ações, ou seja, sem participação dos clientes em geral, na cooperativa financeira todos os cooperados, como donos da instituição, têm poder de voto. Assim, nas assembleias, as pautas são apreciadas e decididas coletivamente.

Essas reuniões são realizadas anualmente, abordando temas como: prestação de contas do ano anterior; forma de destinação das sobras ou do rateio das perdas; eleição dos sócios que farão parte do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal; definição do valor de honorários; discussões sobre o estatuto social e regimentos internos.

Cooperar é seguro

É importante reforçar que os depositantes e investidores das instituições financeiras cooperativas possuem as mesmas garantias de depósitos dadas aos correntistas dos bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Isso quer dizer que o Fundo assegura que os cooperados recebam seu dinheiro de volta em casos de intervenção ou de liquidação da sua cooperativa financeira pelo Banco Central do Brasil, limitado a R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais) por CPF ou por CNPJ.

Outro ponto relevante a ser observado quando se trata de segurança é o rating, ou seja, a classificação de riscos de uma instituição financeira, que demonstra o quanto é seguro investir neste local. No caso do Sicoob Engecred, a classificação feita pela Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de riscos de crédito no mundo, é ‘A(bra)’, o que reflete o crescimento contínuo da cooperativa, ao mesmo tempo em que mantém sua estabilidade.

No relatório oficial, a agência pontuou que o Sicoob Engecred se mostrou resiliente frente a um cenário econômico desafiador e conseguiu superar as metas, ampliando a sua base de associados, oferecendo um portfólio de produtos e serviços completo, em linha com o do mercado. Além disso, manteve a qualidade de ativos, rentabilidade e elevada capitalização.

Com todas essas informações, se você ainda não é nosso cooperado, te convidamos a fazer parte de uma das instituições financeiras mais sólidas do país, que tem interesse genuíno pelas pessoas. Associe-se e não deixe de aproveitar nosso atendimento personalizado e taxas mais justas. Venha cooperar com a gente!