Dividido em diversos temas, o Portal Educação Sicoob oferece um ambiente de aprendizado on-line, gratuito e sem restrições de horário

Estamos em agosto, começou um novo semestre letivo. Sendo assim, que tal iniciar a segunda parte do ano com cursos gratuitos que podem lhe ajudar na sua trajetória pessoal e profissional? A nossa dica para os próximos meses é o Portal Educação do Sicoob, um ambiente de aprendizado on-line e gratuito, com mais de 30 cursos abertos para o público em geral.

A plataforma tem caráter de livre utilização, assim, está aberta para que qualquer pessoa possa acessá-la e realizar os conteúdos em regime 24×7, ou seja, todos os dias e sem restrições de horário. Também dispõe de ferramentas de gestão de aprendizagem em que são oferecidas soluções educacionais, com conteúdo orientado para o desenvolvimento das comunidades e dos demais agentes que participam do fortalecimento e da expansão do cooperativismo.

Os cursos são amplos e estão divididos nos temas centrais: Jeito Sicoob de cooperar; Mundo Sicoob; Futuro dirigente Sicoob; Cidadania Financeira; Cooperativismo e Empreendedorismo; Expresso Instituto Sicoob; Desenvolvimento Sustentável; e Terceiros e prestadores de serviço.

Entre as diversas opções, destacamos cinco cursos para você começar essa jornada. Confira a seguir:

1) Gestão de finanças pessoais

Com o objetivo de demonstrar os conceitos essenciais para uma boa gestão das finanças pessoais, o curso demonstra como identificar as ferramentas para construção de orçamentos pessoais e seu controle. Além disso, ensina como empregar os conhecimentos adquiridos de acordo com sua realidade pessoal e relacionar os conceitos de finanças com uma saudável utilização dos produtos e serviços financeiros.

2) Etiqueta profissional – como criar uma imagem de sucesso

O curso oferece informações sobre as boas-práticas no ambiente de trabalho, com dicas sobre aparência, como se vestir, cuidados essenciais, bem como regras básicas de etiqueta à mesa, para praticá-las em almoços e jantares de negócios.

3) Cooperativismo financeiro e desenvolvimento socioeconômico

Este curso busca apresentar a relevância do cooperativismo financeiro para a economia brasileira, descrevendo, ainda, o impacto para as comunidades locais em que está inserido. Também demonstra os princípios e conexões entre o cooperativismo e os conceitos de desenvolvimento sustentável.

4) Liderança e gestão de equipes

Aborda os desafios e responsabilidades de lidar com pessoas no ambiente de trabalho, seja você um líder de equipes ou não. Primeiro, apresenta papeis e responsabilidades da liderança, o ciclo de gestão de pessoas, que tem a ver com o papel importante de hoje, sem deixar apenas para a área de recursos humanos os cuidados para o crescimento e alavancagem das carreiras dos membros das equipes no dia a dia.

5) Como combater o estresse e a ansiedade

O objetivo é que o participante, ao finalizar o curso, seja capaz de entender o que é estresse e, assim, saiba diferenciar quando é cansaço. Além de entender os malefícios causados para o organismo e como este afeta a vida de uma maneira geral. Outro ponto é fazer o aluno conseguir reconhecer quando o estresse deve ser tratado.

Se ficou interessado e quer saber mais, clique aqui e veja todos os cursos disponíveis.

Princípios

O portal está de acordo com o quinto princípio do cooperativismo – educação, formação e informação. Segundo ele, as cooperativas devem promover a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir da melhor forma para o desenvolvimento de suas organizações.

Além disso, esse princípio prevê que as cooperativas devem informar o público em geral sobre a natureza e as vantagens da cooperação. Neste contexto, os cursos do Portal Educação do Sicoob beneficiam a sociedade como um todo, reforçando também o sétimo princípio do cooperativismo: interesse pela comunidade.

Como mencionado, o objetivo é ajudar na sua trajetória, já que o cooperativismo acredita na união de várias pessoas em prol do crescimento de todos. As vantagens desse movimento são inúmeras, capazes de transformar a vida individual e coletiva, visando as comunidades.

Para conhecer de perto o cooperativismo, te convidamos a fazer parte de uma das instituições financeiras mais sólidas do país, que tem interesse genuíno pelas pessoas: o Sicoob Engecred. Venha cooperar com a gente!