Dos 13 estudantes que participam da formação em Tecnologia da Informação, dois irão estagiar no Sicoob Engecred e cinco na Populos

O projeto ‘Geração Coop – conectando você com o futuro’, que nasceu com o propósito de oferecer formação em Tecnologia da Informação para estudantes da rede pública de ensino, em Goiânia (GO), tem ganhado maiores proporções, inclusive, gerando oportunidades de emprego para os participantes. Dos 13 alunos selecionados para o programa, sete serão contratados, sendo dois para estagiar no Sicoob Engecred e cinco na Populos, enquanto os demais serão indicados para estágios em outras cooperativas do Sistema Sicoob.

O anúncio foi feito na última quarta-feira (8), na Central Sicoob Uni, no encerramento da primeira etapa do projeto, que teve duração de seis meses. Na ocasião, os estudantes receberam feedbacks sobre a evolução que tiverem ao longo desse período, em que foram ministradas aulas presenciais e on-line sobre TI. Durante o encontro, também foram apresentados os critérios analisados para a seleção dos estagiários, como postura, comunicação, foco, curiosidade, disponibilidade e engajamento.

“Os alunos evoluíram muito tecnicamente. É um conhecimento denso, que exige boa capacidade de lógica, e eles romperam as barreiras de forma surpreendente”, pontuou o gerente da Área de Tecnologia da Informação do Sicoob Engecred, Rodrigo Escorcio. Agora, apesar dos encontros presenciais terem acabado, os alunos seguem com acesso à Populos University, plataforma que disponibiliza aulas focadas na infraestrutura do ambiente de TI, abrangendo as soluções dos parceiros da empresa, como Citrix, Nutanix, Freshworks e Microsoft.

Reunião com os pais

Na quinta-feira (9), foi o dia dos alunos selecionados para os estágios e seus respectivos responsáveis se reunirem para um momento repleto de emoção e gratidão, tanto por parte dos estudantes e familiares, que relataram como o projeto tem impactado suas vidas, quanto por parte dos organizadores, que agradeceram a confiança depositada no programa.

“Vejo uma evolução muito grande em todos nós. No início, eu achava que não conseguiria, por ser muito difícil, mas fui me empenhando. E, com o apoio dos professores, percebi que podia ir além dos meus limites. Então, quero agradecer ao Sicoob Engecred e a Populos por terem me dado essa oportunidade, que está mudando a minha vida. Estou muito ansiosa para iniciar o estágio”, ressaltou Ana Carolina Gomes, selecionada para estagiar no Sicoob Engecred.

O pai da estudante, Fabiano Gomes, ainda destacou a decisão que a família precisou tomar para que a filha seguisse no projeto: “A Ana estava trabalhando e, quando começaram os encontros presenciais, pensei: e agora? Mas eu decidi tirar ela do trabalho para que pudesse focar 100% no projeto. E a Ana focou, se dedicava muito. Então, hoje, quero apenas agradecer a todos. Espero que esse projeto possa se expandir para outros jovens também”, destacou.

A previsão é que os sete alunos selecionados comecem a estagiar em janeiro de 2024, em Goiânia (GO). E as expectativas para essa nova etapa do projeto são as melhores: “Tivemos esse momento com os pais, que foi muito emocionante, porque vemos o programa tendo um impacto muito maior do que tínhamos projetado na vida dessas famílias, e, agora, esses estudantes poderão estagiar em TI”, afirmou Rodrigo. “Esses meninos têm um futuro brilhante e vão fazer a diferença tanto no mercado de trabalho quanto na vida social de outras pessoas”, complementou o consultor da Populos, que ministrou a maioria das aulas, Thiago Alves.

Geração Coop

Alunos da rede pública de ensino, em Goiânia (GO), participam de formação em TI por meio do Geração Coop

Realizado por meio da parceria entre Sicoob Engecred, Instituto Sicoob e Populos, o projeto cumpre com o princípio cooperativista ‘Interesse pela comunidade’, preparando jovens estudantes para o mercado de Tecnologia da Informação. Os 13 alunos selecionados para a primeira turma, que têm entre 15 e 18 anos, receberam todo o apoio necessário para participarem das aulas, incluindo notebooks, mochilas, cadernos, além do deslocamento e refeições nos dias das aulas presenciais.

Eles ainda tiveram a oportunidade de fazer uma imersão na sede da empresa de tecnologia Populos, de 26 a 28 de setembro, em São Paulo (SP), sendo que todos os gastos foram custeados pelos organizadores. O Sicoob Engecred, por meio do Instituto Sicoob, investiu R$ 97 mil somados aos R$ 117 mil destinados pela Populos para o Geração Coop, que foi lançado em junho deste ano. Vale lembrar que o projeto foi pensado para suprir uma demanda de mercado, que é o déficit de profissionais de TI, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, por meio da cooperação.

Sobre o Sicoob Engecred

O Sicoob Engecred foi fundado em abril de 2000 e figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A+(bra) pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela Ernst & Young. Atualmente, possui agências físicas em Goiás e Minas Gerais, e mais de 20 mil cooperados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio da associação digital.

Sobre a Populos

A Populos nasceu em 2016, pelas mãos do empreendedor Paulo Asano, e é líder na América Latina em soluções de end-user computing, infraestrutura e cloud. A empresa tem como objetivo principal levar o futuro para organizações de todos os tipos e tamanhos, por meio de soluções que têm o poder de transformar radicalmente a forma como as pessoas trabalham, criam e colaboram. Muito mais do que entregar ferramentas tecnológicas, ela auxilia organizações parceiras a pensar e executar o trabalho de forma diferente.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
(62) 99603-8754
comunicacao@sicoobengecred.com.br