Confira dicas para organizar suas finanças e concretizar seus planos este ano

Falar sobre educação financeira tem tudo a ver com cooperativismo. Afinal, nosso propósito é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Nesse sentido, para alcançar estabilidade e prosperar, é fundamental conhecer mais sobre finanças e saber elaborar um bom planejamento financeiro.

Fazer o diagnóstico das suas receitas e despesas, poupar dinheiro, criar uma reserva de emergência e definir metas de curto, médio e longo prazo são alguns passos que podem te auxiliar nesse processo. Pensado nisso, listamos dicas que vão ajudá-lo(a) a criar um planejamento financeiro permitindo, assim, que você concretize seus planos em 2024.

Continue a leitura e confira!

1 – Faça um diagnóstico das suas finanças

O primeiro passo é mapear seu orçamento para ter controle sobre os gastos e alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo. Por meio do diagnóstico financeiro, é possível compreender a sua renda mensal, o volume de despesas e, ainda, o percentual gasto com cada categoria, permitindo que você reavalie seus hábitos e utilize os recursos de forma consciente. Veja mais passos para fazer seu diagnóstico financeiro pessoal:

  • Analise a sua renda

Sabia que o salário descrito na carteira de trabalho não é o mesmo depositado em sua conta, devido aos impostos e descontos envolvidos? Então, verifique quanto de fato você ganha e lembre-se de incluir valores que complementam a sua renda, como remunerações por serviços como autônomo.

  • Anote suas despesas

Identifique seus gastos fixos, que não variam sem aviso prévio, como o aluguel e a prestação do carro, por exemplo. Não se esqueça de também incluir as despesas variáveis, colocando um valor médio para cada uma: conta de água, energia, compras no supermercado, entre outras.

  • Classifique as despesas por categorias

Essa estratégia facilita que você visualize em quais ‘áreas’ tem um gasto maior. Então, distribua suas despesas por categorias. As mais comuns são alimentação, transporte, lazer, saúde, moradia e educação, mas é possível personalizar de acordo com a sua realidade.

  • Identifique oportunidades de melhorar os números

Percebeu que está gastando de forma inadequada em uma das categorias? Reveja alguns hábitos e verifique quais despesas podem ser cortadas.

2 – Pague suas dívidas

O ideal é não gastar mais do que se ganha para evitar dívidas. Porém, se você possui pendências financeiras, busque primeiro quitá-las. E lembre-se de priorizar o pagamento das dívidas que possuem taxas de juros maiores, como parcelamento de cartões de crédito.

3 – Aprenda a poupar

Novo ano, novos hábitos. Que tal deixar para trás o ciclo de trabalhar apenas para pagar conta? Comece a poupar seu dinheiro! A principal dica é cortar gastos desnecessários e, se possível, buscar uma fonte de renda extra. Você não precisa começar guardando grandes quantias, mas é preciso dar o primeiro passo e manter a constância.

4 – Construa uma reserva de emergência

Outra dica essencial para quem busca organizar suas finanças é fazer uma reserva de emergência. Esse investimento representa uma rede de segurança financeira que pode ajudá-lo(a) em momentos inesperados sem precisar entrar em um ciclo de endividamento.

Teve algum problema com o carro, precisa fazer uma viagem de emergência ou até mesmo perdeu o emprego? Quem tem um fundo de reserva consegue lidar com essas situações de última hora com mais tranquilidade. Por isso, é fundamental se atentar à essa dica.

5 – Defina suas metas

Para fazer escolhas conscientes, defina suas prioridades para um determinado intervalo de tempo. Assim, fica mais fácil economizar, porque você direciona seus recursos para concretizar seus planos. Inclusive, isso pode ser a motivação que faltava para manter o controle financeiro.

Mas lembre-se de definir metas realistas para no futuro não gerar o sentimento de frustação. Para isso, utilize o método SMART (Specific, Medibles, Achievable, Relevant, Time-bound), a fim de garantir que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Assim, se o objetivo for desafiador demais, você poderá dividi-lo em partes menores e gerenciáveis.

E, claro, não se esqueça de tirar as metas da cabeça e colocá-las no papel/planilha/agenda. Isso precisa estar registrado para que você possa se organizar, caso contrário, terá dificuldade em cumprir os prazos e destinar os recursos necessários para alcançá-las.

Quer saber mais sobre educação financeira? Acesse o site Se Liga Finanças! Na plataforma, é possível fazer dois cursos gratuitos (Finanças Pessoais e Finanças para MEI) que podem te ajudar na criação do seu planejamento.

E se você ainda não é nosso cooperado, associe-se e venha aproveitar os benefícios do cooperativismo financeiro.