Na virada do ano é comum pensarmos em novos projetos, fazer planos e alimentar novos sonhos. Mas também é comum que, com o passar dos meses, alguns dos objetivos traçados fiquem para trás.

Para estabelecer metas para 2021, que tenham chances maiores de serem conquistadas, é preciso ter cuidado com as finanças pessoais, evitando más escolhas e lembrando das práticas fundamentais. E, sim, existem formas de realizar seus sonhos com mais facilidade.

Vamos começar lembrando das lições básicas de educação financeira:

  • Analise os seus gastos fixos 

A primeira e mais importante etapa: aqui você precisa checar se os gastos estão compatíveis com a sua renda mensal, se excedem e quanto resta após os pagamentos fixos.

  • Verifique suas necessidades

Separar quais são os gastos necessários dos impulsos ajuda a ter o controle financeiro. Comprar o que não é necessário pode prejudicar, lá na frente, os seus objetivos.

  • Controle as áreas do seu orçamento

Você pode reavaliar as despesas e fazer substituições por alternativas mais econômicas.  Coloque um limite destinado por mês para o lazer, por exemplo.

  • Faça uma reserva

Guarde uma parte da sua renda para investir na realização do seu sonho ou até mesmo para imprevistos.

Ao nos prepararmos para um ano novo é natural ter uma dose extra de pensamento positivo, mas sozinho ele não te levará ao seu alvo. Por isso, preparamos um passo a passo para deixar muito mais claro para você como alcançar seus objetivos em 2021.

  1. Estabeleça uma meta inteligente

Sua meta deve seguir algumas características como ser específica, ter um prazo para realização, recursos necessários e, claro, alternativas viáveis que possam te ajudar a superar obstáculos durante essa jornada.

  • Anote tudo

Primeiro faça uma chuva de ideias. Escreva em uma lista tudo que gostaria de realizar. Veja os exemplos abaixo:

– casar
– ter filhos
– mudar a condição financeira
– quitar dívidas
– trocar de carro
– ser mais saudável
– emagrecer
– viajar pelo mundo
– fazer um curso
– fazer uma cirurgia eletiva
– ter mais tempo livre
– estar com seus amigos com mais frequência

  • Transforme desejos em metas

Agora que você já listou seus desejos, é hora de transformá-los em metas para 2021. E sabemos que quanto mais específica a meta for, maior é a chance de alcançá-la.

  • Tenha foco

Entre as metas estabelecidas, escolha a mais relevante e foque na sua realização. Sua lista pode ter mais de um item, mas é preciso estabelecer prioridades.

  • Defina os meios 

Tendo a compra de um bem como exemplo do seu grande projeto para 2021, pense que você poderá e deverá programar essa conquista.  

Que tal fazer uma poupança comum?

Isso mesmo. É possível formar uma poupança comum, destinada à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços por meio de um autofinanciamento, ou seja, um consórcio.

Isso quer dizer que, nesse grupo, os consorciados contribuem juntos como uma parcela mensal e formam um fundo do qual todos eles, contemplados por sorteio ou lance, podem utilizar uma parte para adquirir um bem ou serviço.

Unindo pessoas para realizar o seu sonho

Você sabia que o Consórcio Sicoob disponibiliza uma nova opção na área de prestação de serviços? Esse segmento permite à cooperativa viabilizar a realização de diversos projetos dos cooperados por meio de soluções financeiras inovadoras e economicamente viáveis.

O grupo de consórcio de serviços disponibiliza cartas de crédito que variam entre R$ 7,5 mil a R$ 32 mil, possibilitando a contratação de variados tipos de serviços. Com a carta de crédito em mãos é possível cobrir despesas com procedimentos cirúrgicos e estéticos, pacotes de viagens, cursos de especialização, festas de casamento ou formaturas, decoração de ambientes e muito mais.

Para tirar dúvidas sobre como o consórcio pode te ajudar a realizar um sonho, leia em nosso blog o artigo ‘Consórcio ou financiamento? Veja como escolher a melhor opção’. Nele você tem uma completa abordagem sobre as características do produto em relação a financiamentos. É só comparar. 

Ficou interessado? 

Procure o Sicoob Engecred, faça uma simulação e confira todas as vantagens do Sicoob Consórcios. Pode ser este o apoio que você precisa para atingir um objetivo especial ou até várias metas.

Se ainda não é um cooperado, associe-se.