Muito se fala sobre a gestão democrática, em especial, nas cooperativas financeiras – organizações como o Sicoob Engecred – mas, você sabe o que isso significa na prática?

Bom, ao abrir uma conta em uma cooperativa, você não se torna apenas um ‘cliente’, como seria em uma instituição financeira tradicional, mas, sim, um cooperado que passa a ser também dono do negócio. Dessa forma, adquire o direito a votar e decidir o futuro de uma instituição que também é sua.

Por que as cooperativas decidem de forma colaborativa? Isso ocorre porque são construídas em uma estrutura que prioriza as pessoas para ampliar os recursos, disseminar conhecimentos e mitigar os riscos. Dessa forma, o Sicoob Engecred tem todos os recursos de uma instituição financeira tradicional, somando as vantagens exclusivas das cooperativas.

É por ter as pessoas no centro do negócio que são promovidas as assembleias, que reúnem associados e dirigentes (também escolhidos pelos cooperados) em uma conversa estratégica de apresentação dos resultados e planejamento do futuro.

De forma complementar, a gestão participativa e democrática das cooperativas é o segundo princípio do sistema, constituindo o DNA do Sicoob Engecred. Ou seja, é primordial a contribuição ativa de cada cooperado, deliberando sobre a cooperativa da qual faz parte.

 

Por dentro das assembleias

A Governança Cooperativa é fundamentada nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.  Assim, nas assembleias, independentemente das movimentações financeiras, os associados recebem informações sobre os assuntos que envolvem a instituição e possuem direito ao voto. 

Vale destacar que a gestão democrática nas cooperativas é prevista na Lei 5764/71, sendo as regras da participação também expressas no edital de cada assembleia.

Para garantir a efetiva participação de todos na gestão democrática, são realizados três tipos de encontros, a saber: Assembleia Geral de Núcleo (AGN); Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Na AGN, que passa a ser promovida pela cooperativa a partir deste ano, os delegados de cada núcleo, isto é, de cada ponto de atendimento do Sicoob Engecred, se reúnem com os respectivos associados para discutir a ordem do dia e, posteriormente, representar de forma fiel o pensamento dos cooperados na AGO.

A seguir, entenda como funciona cada assembleia:

Assembleia Geral de Núcleo (AGN): também conhecida como pré-assembleia, é na AGN que são apresentados aos associados e delegados daquele Ponto de Atendimento (PA) dados e outras informações pertinentes à gestão do Sicoob Engecred, antes da AGO.

Assembleia Geral Ordinária (AGO): realizada anualmente dentro dos quatro primeiros meses que seguem ao término do exercício social, esse é um evento de prestação de contas. Isto é, que apresenta os resultados da cooperativa no último ano, delibera sobre a distribuição das sobras e debate sobre outros assuntos pertinentes, conforme o Estatuto Social. Em 2021, a AGO do Sicoob Engecred será em março.

Assembleia Geral Extraordinária (AGE): trata-se de um evento promovido sempre que necessário, com o objetivo de deliberar sobre assuntos urgentes como situações de risco ou fraudes comprovadas e, ainda, temas como reforma do Estatuto Social, incorporações e fusões.

Por fim, vale lembrar que as assembleias podem ser solicitadas pelo presidente do Conselho de Administração, por qualquer órgão administrativo previsto no Estatuto da cooperativa, pelo Conselho Fiscal e, ainda, por 1/5 dos associados em pleno exercício dos seus direitos.

 

Gestão democrática na prática

Além das assembleias, o Sicoob Engecred promove eventos de aproximação com o cooperado, bem como disponibiliza canais para que os associados falem diretamente com os dirigentes da organização. Afinal, a gestão democrática precisa ser efetiva e perene.

Direto com o Presidente: esse é um canal de comunicação para o envio de dúvidas, elogios, sugestões e reclamações para o presidente do Sicoob Engecred.

Direto com o Conselho Fiscal: precisa falar com um conselheiro? Basta enviar uma mensagem por esse canal institucional para estabelecer o relacionamento direto com o Conselho Fiscal do Sicoob Engecred.

Café com o Cooperado: encontro informal entre a Diretoria Executiva, integrantes do Conselho de Administração e colaboradores do Sicoob Engecred com os cooperados, esse ‘café’ permite bate-papos sobre distribuição das sobras, esclarecimento de dúvidas sobre atendimento e até a apresentação de dados estratégicos.

Agora é com você

A gestão democrática precisa do cooperado para acontecer. Por isso, se é um associado, participe das assembleias, cafés e demais eventos que foram pensados para você. A cooperativa também é sua. Ajude a construir e administrar o seu empreendimento.

E, se ainda não possui conta no Sicoob Engecred, associe-se.