A cooperativa financeira envolveu cooperados e colaboradores para incentivar práticas conscientes

O Dia do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho e, para celebrar e incentivar práticas mais sustentáveis entre seus colaboradores e cooperados, o Comitê Tático de Sustentabilidade do Sicoob Engecred organizou atividades de conscientização durante todo o mês de junho.

Para os colaboradores, foram realizadas palestras com os temas ‘Como o ESG pode gerar valor para os negócios?’ e ‘Preservação de nascentes: importância e impactos na vida da população’ e explicações sobre a importância da separação do lixo nas agências do Sicoob Engecred. Além disso, foi firmada uma parceria com a cooperativa de reciclagem Cooprec, que é responsável por coletar materiais recicláveis e resíduos tecnológicos.

Para os cooperados foram disponibilizados, nas agências de Goiás e Minas Gerais, envelopes que possuem eco cápsulas com sementes, para que também possam realizar o plantio. A coordenadora do Comitê Tático de Sustentabilidade do Sicoob Engecred, Rayane Araújo, conta que pequenas atitudes podem ter impactos significativos para a sociedade quando há um propósito em comum. “Entendemos que essas ações, somadas a outras iniciativas que ainda serão implementadas, representam um importante passo para a construção de um modelo de negócio cada vez mais responsável do ponto de vista socioambiental”, completa.

No mês comemorativo, também foram compartilhados conteúdos sobre a temática nas redes sociais e blog da cooperativa financeira, explanando sobre de que forma o cooperativismo colabora para a preservação do meio ambiente e promove a vida com qualidade.

Vale ressaltar que ‘Cooperativismo e Sustentabilidade’ fazem parte dos valores do Sicoob Engecred, e isso inclui uma preocupação ativa com os princípios de Ambiente, Governança e Social (ASG) – ou Environmental, Social and Governance (ESG), em inglês. “Acreditamos que, juntos, conseguiremos melhorar diversos aspectos de nossa comunidade, levando prosperidade e justiça financeira a cada vez mais brasileiros”, conclui Rayane.

Dia ‘C’ de Cooperar

Anualmente o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no dia 2 de julho, data em que o Instituto Sicoob, com o apoio do Sicoob Engecred, promove ações que fomentam as práticas cooperativistas para a sociedade. Esse ano, o tema foi ‘Dia de Cooperar Ambiental’.

Para comemorar a ocasião, foi realizado o Dia ‘C’ de Cooperar, no último sábado (2), no Jardim Botânico de Goiânia (GO). O evento contou com a participação de diversas cooperativas do Sistema Sicoob, que se uniram para inaugurar um orquidário no local, entre outras melhorias. Além disso, houve diversas ações para todas as faixas etárias, como palestras sobre cooperativismo, consultoria financeira, brincadeiras, distribuição de lanches e cestas básicas.

Sobre o Sicoob Engecred

Com R$ 2 bilhões em ativos totais administrados e mais de 14,3 mil associados, conforme o Relatório Anual 2021, o Sicoob Engecred figura entre as maiores cooperativas do Sistema Sicoob. Classificada como A-BRA pela Fitch Ratings, a instituição tem seus números auditados pela PwC Brasil. Soma à sua trajetória, ainda, 11 premiações no Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, em rankings regionais e nacionais. “Esses dados evidenciam a solidez da nossa cooperativa, que completou 20 anos recentemente, e o interesse genuíno que temos pelas pessoas”, afirma o diretor-presidente, Fabrício Modesto Cesar.